27 de agosto de 2011

Artistas Católicos gravam clipe

Com a criação de Pe. Zezinho, mais de oitenta artistas católicos gravaram um clipe, muito bonito, da música "No peito eu levo uma cruz", para celebrar a chegada ao Brasil da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, no dia 18 de setembro, em São Paulo.
A Jornada Mundial da Juventude acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em julho de 2013.

25 de agosto de 2011

Cresce o número de visitas ao blog Amigos de Corrêas

Nelson Teles

O nosso blog está aniversariando hoje. Faz um mês, que foi criado o blog Amigos de Corrêas. Neste período temos recebido visitas constantes e o volume cresce dia a dia de internautas do Brasil – 93,9% - e também da Alemanha, USA e Suíça. É motivo de grande alegria o prestígio que esta página tem recebido dos antigos alunos porque ela foi criada exatamente para ser um elo de comunicação e troca de informações entre os antigos seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Observamos neste primeiro mês o interesse por notícias de serviço, sendo as matérias mais visitadas por ordem de visualizações: Início do Blog, Mons. Gilson Andrade é anunciado Bispo por Bento XVI, Dia do Padre e Novo Reitor Anunciado. Fica evidente o interesse por informações sobre o Seminário, os seus dirigentes e assuntos sobre a Igreja Católica.
Vale a pena visitar, constantemente, a nossa página para ler as novidades e, também, colaborar com envio de notas, artigos, informações e curiosidades para o endereço: exalunos2011@gmail.com  . Coloque o nosso endereço nos Favoritos para facilitar a visitação: http://amigosdecorreas.blogspot.com/

24 de agosto de 2011

Mapa das Religiões



Segundo o Novo Mapa das Religiões, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, o Brasil pode perder o posto de país mais católico do mundo nos próximos 20 anos. Nos últimos anos no Brasil, houve uma queda rápida do catolicismo em direção aos evangélicos tradicionais e outras religiões alternativas ao catolicismo e aos grupos evangélicos. O relatório mostra que atualmente o percentual de mulheres católicas - 71,3% - é menor do que o de homens, 75,3%. Embora as mulheres sejam bem mais religiosas do que os homens, elas são menos católicas. Segundo o relatório, enquanto os homens abandonaram crenças, as mulheres mudaram de religião.  O catolicismo, o candomblé e o budismo são religiões masculinas, enquanto todas as outras são basicamente femininas. A taxa de catolicismo no Nordeste é a mais alta do Brasil  (74%) - sendo que o estado do Piauí concentra o maior número de católicos - e no Sudeste é a mais baixa (64%). Roraima apresenta o menor índice de adeptos ao catolicismo e a menor religiosidade do país. O catolicismo está mais presente entre os mais ricos, das classes A e B (69%), e entre os mais pobres da classe E (73%). Segundo o estudo, quanto mais a renda aumenta, existe mais diversidade religiosa.
O ranking das religiões:
Católica: 73,89%, Evangélica, 16,22%, Sem religião, 7,35%, Outras 1,29%, Espiritualista, 1,35% .           
Nelson Teles

22 de agosto de 2011

SALVO PELA GENTILEZA



Gentileza é um vocábulo que não tem registro no dicionário de muitos.
Vejam a história abaixo.
Salvo por ser gentil com os outros...
Que lição!!!
Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega.
Certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara.
Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.
Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente, a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que é que foi abrir a porta da câmara se isso não fazia parte da sua rotina de trabalho...
Ele explicou:
- Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e despede-se de mim ao sair. Hoje pela manhã disse "Bom dia" quando chegou. Entretanto, não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo.
Por isso é que fui procurá-lo...

 "Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido."
(Esopo)

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Abraço pela esquerda Abraço pela direita
Bom dia e uma ótima semana! 

19 de agosto de 2011

O remédio para solidão


Deixa de ser solitário aquele que se torna solidário. Solidariedade é remédio que alivia a dor surda da solidão. Quem dá recebe alegria em dar e recebe a paz que o amor proporciona. Um amigo solidário é um tesouro.  Essa amizade é bálsamo que suaviza a vida. Ser solidário evita o mal da soberba e da autossuficiência. Só os humildes, simples e pequenos compreendem a solidariedade. O amor da solidariedade supera a dor da solidão e a felicidade floresce como na primavera da paz. Sejamos irmãos e tratemos bem os irmãos. Sendo companheiros na alegria e na dor não haverá solidão. Na verdade, a solidão era fruto da distância que criamos do nosso Criador e suas criaturas. Para ser feliz é preciso ser solidário e ser comunhão com o irmão. Somos responsáveis uns pelos outros. Quem é solidário se compromete com a vida do irmão.
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus   - Autor: Paulo Roberto Girão Lessa (19/8/11)

16 de agosto de 2011

Mons. Gilson fala sobre sua nomeação episcopal

Não nos cansamos de prestar homenagem ao Mons. Gilson Andrade da Silva, escolhido pelo Papa para Bispo Auxiliar em Salvador, Bahia, no dia 27/7/11. Postamos o link do vídeo publicado no youtube com a sua entrevista a Natália Zimbrão, da PetrópolisPascom - Ecclesia Diocesana. Com a sua costumeira serenidade, ele fala da alegria e surpresa de sua nomeação episcopal, da sua vocação sacerdotal, expectativas sobre o trabalho que o espera naquela diocese e do trabalho desenvolvido como reitor em nosso Seminário. 


15 de agosto de 2011

Singelo olhar para o céu. (Mario Celso Vanzan)



Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. 

Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus. 


A oração é uma elevação do coração, um singelo olhar para o céu, 
um clamor de gratidão, o amor no meio da provação e da alegria. 
Santa Teresa de Lisieux

O desejo de orar já é oração. 
Georges Bernanos (1888-1948, escritor francês)

Faz o que podes e reza pelo que não podes, para que Deus permita que o possas. 
Santo Agostinho

Em minha opinião, a oração mental não é mais do que um tratar de amizade, 
estando muitas vezes a sós com Quem sabemos que nos ama. 
Santa Teresa de Ávila

A oração é a porta para a fé. 
Quem ora deixa de viver de si, para si e a partir da própria força. 
Ele sabe que há um Deus com quem pode falar. 
Uma pessoa que ora entrega-se cada vez mais a Deus. 
Ela procura desde já a união com Aquele com quem, cara a cara, se encontrará um dia. 
Por isso, pertence à vida cristã o esforço pela oração diária. 
Porém, não se aprende a orar como se aprende uma técnica. 
Embora soe estranho, 
orar é um dom que se obtém na oração.


13 de agosto de 2011

SOBRE OS PAIS



No Brasil, o dia dedicado aos pais foi comemorado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Mais tarde, por motivos comerciais a data foi alterada para o segundo domingo de agosto. Em alguns países, onde a Igreja Católica tem influência significativa sobre a cultura da sociedade, o Dia dos Pais é comemorado no dia de São José - 19 de março. Independente da cultura e da origem da comemoração dessa data por diversos motivos e desejos, a lembrança do pai é importante em qualquer cultura e raça mesmo com toda a imperfeição do ser humano, porque não existem pais perfeitos. Mas, eles são ou foram importantes na vida de qualquer pessoa, em qualquer circunstância ou modelo adotado na criação dos filhos; contraditoriamente às vezes, por erros de pais, os filhos cresceram como seres humanos melhores, pais melhores. Tirando a visão apenas consumista do Dia dos Pais, quando comerciantes promovem vendas de todo tipo de presentes, as mães em polvorosa correndo atrás do melhor preço, as escolas fazendo as crianças criarem singelas lembranças para os seus papais, tudo é válido, desde que o pensamento seja o de agradecer ao pai a generosidade de ser pai. São inúmeros os exemplos de profunda integração entre pais e filhos. Em geral, o pai tem um lugar especial na vida dos filhos, mesmo envolvido em diferentes tipos de atividades na sociedade encontra um lugar para estar com eles, ajudá-los nas suas dificuldades em jogos de futebol na praça quando criança, no aprendizado de novas habilidades, nos estudos, nos conselhos do dia a dia, na diversão, no encaminhamento profissional, no namoro e casamento, na educação dos netos, agora já com os cabelos brancos, o andar mais vagaroso e os óculos de lentes grossas para ajudar a visão. Vovôs cansados pelos anos de vida e luta, mas felizes em ver os netinhos, gente do seu sangue que prosseguirá a sua família, o seu nome.
Reserve no dia dos pais, um momento para recordar o quão especial é ou foi o seu pai na sua vida. Ou mais ainda, como está sendo você como pai, junto aos seus filhos. Ou seja, que esta data não seja simplesmente para entregar presentes para os pais, maridos, avós e todas as pessoas importantes "como um pai". É o momento de agradecer por todo apoio e amor que ele dá para a família ou que você como pai dá para os seus filhos durante todo o ano. 
Diga para o seu pai como ele é especial. Pode ser difícil de encontrar a palavra correta, mas tente quebrar o gelo.
Aproveite para sair do comercial e social e fazer uma oração para o seu pai, mesmo para aquele que já partiu desse mundo.
Faça reflexão e oração para você como pai.
O decálogo: Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Iahweh teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12)
PAI, obrigado por tudo é o que todo filho deve dizer neste dia e em todos os dias do ano. Lembre-se que um presente não é sempre o que um pai procura de um filho. Ele quer o seu amor, uma visita ou talvez um telefonema se você não pode estar pessoalmente neste dia especial. Claro que o pai gosta dos presentes que ganha, mas o filho pode conseguir um brilho maior nos olhos do seu pai pelo amor recebido em gestos e palavras.
Lembre-se que temos um Pai celeste, que existe independente de nós termos nosso pai natural em nossas vidas ou não. Ele nunca nos deixará, nem nos abandonará em nossa necessidade.

Pai dos órfãos.... é Deus em sua morada santa. (Salmo 68:5).

Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. (Mateus 6:26).

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem, como o Pai me conhece eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. (João 10:14 e 15).
Para finalizar, vale pensar na frase atribuída a Mark Twain: Quando eu era um menino de 14 anos, meu pai era tão ignorante, que eu mal poderia estar ao lado do velho. Mas, quando cheguei aos 21 anos de idade, fiquei espantado porque observei que o velho tinha aprendido muito em sete anos. 

12 de agosto de 2011

Diocese de Petrópolis na Jornada Mundial da Juventude em Madri


rogeriotosta

Na foto vemos os padres e dois jovens, no aeroporto no Rio, preparando-se para viajar em direção a Madri, na Espanha, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude. Jovens e sacerdotes animados mesmo com o atraso de 6 horas no voo. Muitas pessoas fazendo o chek in… pessoas do Brasil e de outros países, como um grupo grande de paraguaios.

11 de agosto de 2011

Agradecimento e aposta no blog


Prezado Eraldo

A Diretoria da Associação agradece sua presença/participação/alegria e a de todos aqueles que participaram do 42º Encontro Anual, ainda que espiritualmente.

Em várias oportunidades, já dissmos: "Nós, ex-alunos de 1949 até hoje, fazemos a Associação dos Antigos Alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino"; e "Minha vida tem sentido, cada vez que venho aqui (Capela do Seminário), e Te faço o meu pedido, ...".

Estamos apostando no blog http://amigosdecorreas.blogspot.com/ para divulgar a Associação e o Seminário e ampliar os contatos com os colegas, que viveram aquela Casa, desde o seu início, em 1949, até os dias de hoje, sem esquecer que todo padre é um ex-seminarista.

Confiamos em você, que, como Coordenador Regional de Petrópolis/Teresópolis/Três Rios, vai comandar um bom trabalho, com todo o nosso grupo, que, embora tenha algo que nos une e nos distingue dos demais, não é muito diferente de outros seres humanos e comunidades.

Que o Espírito Santo te ilumine e que Nossa Senhora do Amor Divino te abençoe e te proteja!

Um grande abraço! Felicidades, paz e saúde!

10 de agosto de 2011

Trabalho comunitário do novo reitor do Seminário

Pe. Rogério Dias da Silva, novo reitor do seminário, que substituiu Mons. Gilson, indicado Bispo Diocesano de Salvador, foi o responsável pela organização e coordenação do centro de coleta e distribuição de donativos, na região serrana de Itaipava, distrito de Petrópolis, por ocasião da tromba d'água, que caiu na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em janeiro deste ano, matando centenas de pessoas e destruindo tudo por onde a água passou.  
Segundo o SOSSudeste, em texto publicado na internet em 28/1/11,  "Pe. Rogério esconde o cansaço na força e na coragem para seguir com os trabalhos, que desenvolve junto aos atingidos". 
Leia a íntegra do artigo no link  
Veja também o vídeo
Agradecemos a valiosa colaboração do nosso amigo e associado Mário Vanzan, que garimpou esta informação na internet sobre o novo reitor do Seminário.

DOM GILSON NÃO ESQUECERÁ NEM O SEMINÁRIO NEM A ASSOCIAÇÃO

O Seminário Diocesano de Petrópolis oferece à Igreja Católica Apostólica Romana, mais um Bispo (o quarto), que viveu aquela Casa: Dom Odilon Guimarães Moreira - Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano/MG; Dom Paulo Francisco Machado - Diocese de Uberlândia/MG; Dom Paulo César da Costa - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ; e, agora, Mons. Gilson Andrade da Silva - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia/BA. A Associação dos Antigos Alunos do Seminário Diocesano Nossa do amor Divino deseja a Dom Gilson muito sucesso e que ele "... corra com perseverança a carreira que lhe está proposta" (Hebreus 12:1). Sabemos que Dom Gilson não esquecerá nem o Seminário nem a Associação.

Novo Reitor Anunciado

Em 08/08/11, houve a posse da nova Diretoria do Seminário: Pe. Rogério Dias da Silva (Reitor), Pe. Leandro Libânio Lopes da Silva (Vice-Reitor), Pe. Alexandre Brandão (Diretor espiritual) e Pe. Renato Gomes de Andrade (Prefeito de estudos). A cerimônia foi presidida pelo Exmo. e Revmo. Dom Filippo Santoro, Bispo da Diocese de Petrópolis, e contou com a presença de Dom Gilson e mais 20 Padres, 2 Diáconos e Seminaristas, além de vários paroquianos de Pe. Rogério. A Associação dos Antigos Alunos foi representada pelo Presidente, João Sidnei Claveri Constancio e pelo colegas Carlos Roberto Furtado Cunha e Sebastião Mataruna Cardin. Após a Santa Missa, foi oferecido jantar para todos. Dom Gilson estará em retiro espiritual na última semana de agosto e participará do curso para novos Bispos, em Roma, no dia 05 de setembro. Também, confirmou sua ordenação episcopal para o dia 24/09/11 (sábado), na Catedral de Petrópolis e sua posse, em Salvador, em 10/10/2011, às 19h. 
administrador do Seminário, Sr. Fridolim [fridolinelmer@hotmail.com - (24)22211459 e 88280228] está organizando a caravana para Salvador (a lista conta com 73 pessoas até agora. Nosso presidente já garantiu sua presença). Que o Espírito Santo ilumine e Nossa Senhora do Amor Divino abençoe e proteja a nova Diretoria do Seminário e o novo Bispo, Dom Gilson!

Retiro Espiritual e Literário


A coluna de Frei Betto, no último domingo, no jornal O DIA, sob o título "Retiro espiritual e literário", propõe uma parada nas atividades estressantes do dia a dia: "Retirar-se e recolher-se à solidão e estar consigo mesmo é uma exigência espiritual e intelectual." Vale a pena conferir. Quem quiser é só buscar no link abaixo a íntegra do texto: 

5 de agosto de 2011

Dia do Padre


Vale o registro no blog amigos de Corrêas. (Nelson Teles)


DIA DO PADRE 04 de Agosto.
Rezemos por eles! "Se entendêssemos na terra o que é um padre, morreríamos não de susto, mas de amor". (Cura d'Ars - São João Maria Batista Vianney) 

Vejamos quem é o Padre:
É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.
Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos.
O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio.
O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.
Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho.
Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.
Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.
Onde nascem as vocações?
Na família que reza unida;
Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos;
Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé;
Nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentivador das vocações...
Eis a nossa mensagem para que tenhamos mais padres:
Vamos rezar sempre pelas vocações;
Façamos de tudo para incentivar os jovens e adolescentes para que sigam essa vocação;
Vamos falar bem da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens...
Vamos implantar em nossa comunidade o trabalho vocacional, instituindo um casal ou uma equipe que se interesse pelas vocações, que promova, incentive e oriente os adolescentes e jovens a participarem dos encontros 
vocacionais;
Façamos de tudo para criar na comunidade um clima favorável ao o surgimento das vocações. Este é um trabalho conjunto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas, pelas famílias, pelo Movimento Serra e 
demais movimentos, pelos que animam a liturgia e grupos de reflexão. Todos somos responsáveis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II, nos ensina: “Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar”. Devemos chamar sempre. Que tal fazermos algo concreto pelas vocações em nossa comunidade? O que poderemos fazer?
Parabéns aos nossos padres!


Novo Reitor anunciado!


Com a Catedral São Pedro de Alcântara lotada na tarde de domingo, dia 31 de julho, o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro presidiu a missa de ordenação diaconal de três jovens - Ludemir Leonardo Teodoro, Luiz Carlos Vitorino, Moisés Henrique Fragoso de Souza. No fim da celebração, Dom Filippo Santoro apresentou no primeiro evento público da Diocese, Monsenhor Gilson Andrade da Silva, como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador na Bahia, e o Padre Rogerio Dias, novo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.
Dom Filippo Santoro explicou que, com a saída de Monsenhor Gilson Andrade do Seminário, por causa da sua nomeação pelo Papa Bento XVI para bispo auxiliar, teve que escolher um novo reitor e por isso, foi nomeado Padre Rogerio, que já foi vice-reitor do Seminário. Monsenhor Gilson Andrade disse que foi com muita alegria que recebeu a notícia da sua nomeação, sabendo de todo desafio, afirmando que assim como contei com a oração de todos para o exercício do meu sacerdócio, conta com a oração de todos para agora o ministério episcopal”.
Sobre a ordenação diaconal, Dom Filippo Santoro disse que é uma alegria muito grande para Diocese e para Igreja, pois são três vocações definitivas, três jovens que entregam sua vida nas mãos de Deus. “É o testemunho de jovens que decidem se consagrar a Deus. O diácono é o sinal de Jesus servo. O diácono pode pode ajudar e assistir sacramento do matrimônio e é indicado ao serviço da caridade”
Durante a homilia, Dom Filippo Santoro explicou que o ministério diaconal é ter a disponibilidade do servidor, “ser servidor, como fez o próprio Jesus, quando afirmou que não veio para ser servido, mas para servir”. O bispo diocesano destacou ainda que o objetivo da vocação, como dom de Deus, é a alegria e não o sofrimento. “Alegria de ser amigo de Deus, de cumprir o seu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Devemos amar com o amor de Deus”.
Dom Filippo Santoro lembrou ainda que, em sete anos de seu governo episcopal, ordenou 25 padres e, com esses três diáconos, serão 28, e agora a alegria de ter a nomeação de um bispo, saído dentre os padres da Diocese de Petrópolis. Dom Filippo lembrou que este é o segundo bispo nomeado entre o clero diocesano. O primeiro foi Dom Paulo Machado, Bispo de Uberlândia, que na época era reitor do Seminário Diocesano.