Na tradição bíblica, jubileu é tempo para recuperar a terra, sentir e saborear o que produzimos nos últimos 25 anos. Monsenhor José Maria Pereira, ilustre Membro da Associação dos Antigos Alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, estará comemorando seus 25 anos de Ordenação Sacerdotal, no dia 7 de dezembro com Missa Solene na Matriz de São José de Itaipava, às 19:30 h.
Um caminho percorrido com muito trabalho
José Maria Pereira, nasceu em 1958, em Senhora dos Remédios, Minas Gerais. Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino com 20 anos de idade, onde cursou o Ensino Médio e a Faculdade de Filosofia. Estudou Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote por Dom José Fernandes Veloso, em 7 de dezembro de 1986, na Catedral de Petrópolis. Em 2008, o Papa Bento XVI, conferiu-lhe o Título de Monsenhor, incluindo-o entre os seus Capelães. É licenciado em Pedagogia e é Mestre em Direito Canônico. No Seminário Diocesano foi Vice-Reitor e Diretor Espiritual e, atualmente, exerce os cargos de Professor e Diretor Geral do ensino médio, além de Confessor. É também, Pároco da Paróquia São José de Itaipava, Presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas, membro da Academia Petropolitana de Educação, Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional, Diretor do curso de Teologia para leigos, Diretor da Escola Diaconal, Decano do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Niterói.
Convite que foi destinado aos Associados
Atividades de Excelência
Para usar o termo bem atual, excelência, pois esta palavra nos remete a idéia de que é algo que deve ser feito para os outros, como são todas as atividades exercidas por Mons. José Maria. Seu trabalho pela Igreja é incansável, acumulando um extenso curriculum, nestes 25 anos de sacerdócio e digno do nosso registro: Foi Vigário Paroquial de Sant’Ana de Inconfidência, Administrador Paroquial de São José do Itamarati, Vigário Paroquial em São José do Vale do Rio Preto, Vigário Paroquial de Itaipava, Administrador Paroquial de São João Batista na Posse e Vigário Paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara. Na Universidade Católica de Petrópolis foi professor de Teologia e de Direito Canônico e exerceu os cargos de Vice-Reitor e de Reitor. Foi Assessor da Comissão para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e Assistente Espiritual da Pastoral Familiar na Regional Leste I, da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desdobrando-se em tempo e disposição, foi Assistente Espiritual do Serra Clube, Orientador Espiritual do Colégio São Paulo e Diretor Espiritual no Noviciado das Irmãs Angélicas, em Teresópolis e Membro do Conselho Presbiteral e do Conselho de Governo da Diocese de Petrópolis.