24 de novembro de 2011

Exposição Filatélica e Feira MulticolecionadorES 2011

O Amigo de Corrêas, Mario Vanzan avisa, que a partir de amanhã, sexta-feira até o dia 3 dezembro, acontecerá a Exposição Filatélica, em Vitória, ES, na Fafi, das 9 às 21h. As coleções mostrarão temas como: saúde, esportes, meios de transporte, história e geografia. De micróbios a insetos, de ferrovias a copas do mundo de futebol os filatelistas mostrarão com orgulho a cultura dos selos postais.
A Feira MulticolecionadorES 2011acontecerá simultaneamente à exposição filatélica e será realizada, na praça Pedro Caetano, que fica dentro da Fafi, nos dias 26 de novembro (sábado) e 3 de dezembro (sábado), das 9 às 16 horas.                      
O grupo MulticolecionadorES se reúne, desde 2008, e tem como objetivo congregar iniciantes, aprendizes, aficcionados, fanáticos e experts de filatelia, maximafilia, cartofilia, telecartofilia, numismática, enfim, de qualquer segmento do colecionismo. Para o grupo, o objetivo primordial é promover uma convivência sadia e um intercâmbio de experiências, trocas de peças de coleções e promoção de exposições.
O Brasil foi o segundo país do mundo a promover a emissão de selo postal para pagamento da remessa de uma correspondência. Os mais famosos selos postais do Brasil são os chamados "olhos de boi", série de três selos, que foram emitidos em 1843, por iniciativa de Dom Pedro II.
Endereço da FAFI: Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro. A entrada é franca.  

23 de novembro de 2011

Série, Mario Quintana

MUNDO
Naquele tempo não sabíamos, mas se a gente se sentia tão bem lá dentro do circo era porque o seu amplo toldo formava um universo fechado - só para nós. 


Certamente, tivemos em muitos momentos um universo fechado só para nós - acolhedor, seguro, feliz e desafiante.

21 de novembro de 2011

Dom Filippo Santoro é nomeado arcebispo de Taranto, na Itália

Mario Vanzan garimpou e enviou ao Amigos de Corrêas, notícia quente. 


Dom Filippo Santoro foi nomeado, hoje, pelo papa Bento XVI, arcebispo de Taranto, na Itália. Nascido em Bari, estudou Filosofia na Universidade Católica Sagrado Coração de Milão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Doutor em Teologia Dogmática e Filosofia, ele foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro e bispo de Petrópolis. 

Em nota, a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - afirmou que:  “Ao deixar o Brasil, onde se dedicou por tantos anos como padre e como bispo, e caminhar para sua terra natal para continuar a missão de pastor, ele leva consigo a riqueza do coração do nosso povo e, por meio de sua pessoa, nossas igrejas se encontram na fé, na esperança e no amor”.


Dom Filippo esteve no almoço comemorativo pelos 80 anos de vida de Mons. Paulo Daher realizado no Seminário, durante o 42º Encontro Anual dos Antigos Alunos, em julho. 

Casa de Dona Lavínia

Veja as fotos da solenidade de reinauguração da casa de Dona Lavínia, presidida pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Fillipo Santoro, no site oficial do Seminário Diocesano: www.seminario.com.br


Siga o caminho: Menu, Fotos, Reinauguração.

18 de novembro de 2011

Evangelho do Dia (Lc 19,45-48)

Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

Lucas lembra que Jesus ensinava todos os dias no templo. O templo é lugar onde é servido aos viajantes e peregrinos o pão da palavra que nutre a fé: uma razão a mais para que os que frequentam o templo não tenham interesses de outra natureza, menores.

15 de novembro de 2011

O SABOR DA PALAVRA

fr. Almir Ribeiro Guimarães, OFM

O ZAQUEU QUE VIVE EM NÓS
2Macabeus 6,18-31; Lucas 19, 1-10

Jericó, a cidade.... Jesus percorria as aldeias e cidades. No evangelho hoje proclamado vêmo-lo em  Jericó.  Havia ali um certo  homem chamado Zaqueu. Ocupava um posto importante.  Era chefe dos cobradores de impostos. O evangelista faz questão de  dizer que era muito rico. No meio da descrição uma observação curiosa:  ele procurava ver Jesus. Talvez já tivesse ouvido falar de Jesus e era uma oportunidade para ver quem era esse rabino tão decantado por uns e odiado por outros.   No caminho havia uma árvore.  O homem de pouca estatura se assenta num galho da árvore  para ver Jesus passar.  Sobe numa figueira...Tinha ali ampla visão. A dita figueira ficava à beira do caminho por onde Jesus devia passar.  Curiosidade simples e humana ou já havia um trabalho da graça nesse homem?  Podemos pensar, quem sabe, em nossos dias, em certas pessoas que  devido a uma enfermidade, contratempos sérios ou outras circunstâncias  encontram-se num abismo existencial e nas trevas de viver experimentam vontade de ver  Jesus.
Já se gastou muita tinta para se comentar a famosa frase de Jesus (hoje:  já se gastaram  muitos teclados de computador): “Quando Jesus chegou ao lugar olhou para cima e disse: Zaqueu, desce depressa.  Eu hoje quero ficar em tua casa”.  Estamos diante de um texto vocacional.  O olhar de Jesus se dirige a uma vida desengonçada, desarrumada, sem nexo.  Um homem mal visto, uma história sem gosto. 

Esse olhar de Jesus... e esse convite que ele faz para entrar na casa e na intimidade de Zaqueu mudam tudo...Alguém que olha com atenção e uma ponta de carinho.  Esse  Jesus quer sentar-se à mesa da casa de um rico cobrador de impostos.  “Ficar na tua casa... permanecer na tua intimidade... fazer parte das coisas mais íntimas de tuas coisas...”.
Lucas faz uma observação preciosa: “Ele desceu depressa e recebeu Jesus em sua casa”.  Jesus havia pedido pressa na descida e Zaqueu corre... com o rosto ao vento para abrir sua casa e ver o que tinha para oferecer a Jesus...  Quando  Jesus convida é preciso ter pressa....Nada de ficar protelando...nada de demora sem sentido.   Expressão tocante: “Devo ficar em tua casa...”. Quando pede que desçamos  das figueiras de nossas curiosidades  é para sentar-se sem pressa em nosso interior. O Mestre se hospeda na casa de um pecador.  A   Igreja é o lugar onde  Jesus se assenta com os pecadores.  A   Igreja é casa da misericórdia, do banquete que pecadores oferecem ao Mestre que deseja estar com eles.
Quando o olhar do Senhor se volta para um pecador há uma transformação indescritível  em  seu interior.   A salvação entra em sua história.    Afinal de contas o Filho do  Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. Zaqueu promete solenemente devolver com  juros o que havia roubado...
Em cada um de nós pode haver um  Zaqueu...



8 de novembro de 2011

Jubileu Sacerdotal de Monsenhor José Maria

Na tradição bíblica, jubileu é tempo para recuperar a terra, sentir e saborear o que produzimos nos últimos 25 anos. Monsenhor José Maria Pereira, ilustre Membro da Associação dos Antigos Alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, estará comemorando seus 25 anos de Ordenação Sacerdotal, no dia 7 de dezembro com Missa Solene na Matriz de São José de Itaipava, às 19:30 h.  

Um caminho percorrido com muito trabalho

José Maria Pereira, nasceu em 1958, em Senhora dos Remédios, Minas Gerais. Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino com 20 anos de idade, onde cursou o Ensino Médio e a Faculdade de Filosofia. Estudou Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote por Dom José Fernandes Veloso, em 7 de dezembro de 1986, na Catedral de Petrópolis. Em 2008, o Papa Bento XVI, conferiu-lhe o Título de Monsenhor, incluindo-o entre os seus Capelães. É licenciado em Pedagogia e é Mestre em Direito Canônico. No Seminário Diocesano foi Vice-Reitor e Diretor Espiritual e, atualmente, exerce os cargos de Professor e Diretor Geral do ensino médio, além de Confessor. É também, Pároco da Paróquia São José de Itaipava, Presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas, membro da Academia Petropolitana de Educação, Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional, Diretor do curso de Teologia para leigos, Diretor da Escola Diaconal, Decano do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Niterói.


Convite que foi destinado aos Associados

Atividades de Excelência

Para usar o termo bem atual, excelência, pois esta palavra nos remete a idéia de que é algo que deve ser feito para os outros, como são todas as atividades exercidas por Mons. José Maria. Seu trabalho pela Igreja é incansável, acumulando um extenso curriculum, nestes 25 anos de sacerdócio e digno do nosso registro: Foi Vigário Paroquial de Sant’Ana de Inconfidência, Administrador Paroquial de São José do Itamarati, Vigário Paroquial em São José do Vale do Rio Preto, Vigário Paroquial de Itaipava, Administrador Paroquial de São João Batista na Posse e Vigário Paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara. Na Universidade Católica de Petrópolis foi professor de Teologia e de Direito Canônico e exerceu os cargos de Vice-Reitor e de Reitor. Foi Assessor da Comissão para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e Assistente Espiritual da Pastoral Familiar na Regional Leste I, da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desdobrando-se em tempo e disposição, foi Assistente Espiritual do Serra Clube, Orientador Espiritual do Colégio São Paulo e Diretor Espiritual no Noviciado das Irmãs Angélicas, em Teresópolis e Membro do Conselho Presbiteral e do Conselho de Governo da Diocese de Petrópolis. 

5 de novembro de 2011

Palavra de Vida, um belo presente no início de novembro

Palavra de Vida é uma publicação mensal do Movimento Focolares com texto de Chiara Lubich. O associado José Pires, generosamente nos envia, por email, o pps com a edição do mês. A partir de agora, postaremos aqui no AMIGOS DE CORRÊAS, a edição mensal, com objetivo de divulgar as maravilhosas mensagens de Chiara Lubich. É uma oportunidade de você fazer uma reflexão sobre tema e texto tão bonito, quase uma poesia. Certamente só lhe fará bem. Este mês, o título é: Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.


Chiara Lubich, italiana, nascida em Trento, é a fundadora e foi a grande força de trabalho do Movimento dos Focolares, que tem como finalidade a construção de um mundo melhor, um mundo mais fraterno, um mundo próximo. Ela teve a vida totalmente dedicada a Deus. Abandonou o nome Sílvia, de nascença, e escolheu o de Chiara, quando entrou para a 3ª Ordem Franciscana, em homenagem a Santa Clara de Assis.

Esteve em nosso país, em 1991, e conheceu de perto o contraste na sociedade brasileira, quando esteve em uma favela em São Paulo, que a fez criar o projeto Economia de Comunhão. Recebeu do governo brasileiro a comenda, Cruzeiro do Sul, pelo seu empenho a favor das classes desfavorecidas.

Faleceu em 2008, aos 88 anos e em seu funeral, na Basílica de São Paulo, compareceram milhares de pessoas do povo e personalidades civis e religiosas.


Parola di Vita - novembre 2011
Palavra de Vida é traduzido em quase
cem línguas e publicado mensalmente por:

http://www.santuariosancalogero.org/parola_di_vita_mese.asp


Endereço para acessar Palavra de Vida: 

http://doc.santuariosancalogero.org/PVBS112011%20(Portoghese).pps