30 de novembro de 2013

Homília do Mons. José Maria Pereira

Amigos de Corrêas publica a partir de hoje os textos escritos por Mons. José Maria Pereira, reitor do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino, a quem agradecemos a autorização concedida para publicá-los.

Aos colegas, Antigos Alunos, desejamos que aproveitem os ensinamentos que Mons. José Maria proporciona em suas maravilhosas reflexões. 


Homilia do Mons. José Maria – I Domingo do Advento (Ano A)

Nesse domingo, inicia mais um Ano Litúrgico, no qual relembramos e revivemos os Mistérios da História da Salvação. A Igreja nos põe de sobreaviso com quatro semanas de antecedência a fim de que nos preparemos para celebrar de novo o Natal e, ao mesmo tempo, para que, com a lembrança da primeira vinda de Deus feito homem ao mundo, estejamos atentos a essas outras vindas do Senhor: no fim da vida de cada um e no fim dos tempos. Por isso o Advento é o tempo de preparação e de esperança.
A palavra ADVENTO significa “Vinda”, chegada: nos faz relembrar e reviver as primeiras etapas da História da Salvação, quando os homens se preparam para a vinda do Salvador, a fim de que também nós possamos preparar hoje em nossa vida a vinda de Cristo por ocasião do Natal.
Isaías fala com ênfase da era messiânica, quando todos os povos se hão de reunir em Jerusalém para adorarem o único Deus. Jerusalém é figura da Igreja, constituída por Deus “sacramento universal de salvação” (LG 48), que abre os seus braços a todos os homens para os conduzir a Cristo e para que, seguindo os seus ensinamentos, vivam como irmãos na concórdia e na paz. Cada cristão deve ser uma voz a chamar os homens, com a veemência de Isaías, à fé verdadeira e ao amor fraterno. Convida Isaías: “Vinde, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2, 5).
O Evangelho (Mt 24, 37 – 44) convoca os cristãos à vigilância: “Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24, 42). São Paulo (Rm 13, 11 – 14) lembra que a salvação já está próxima. Chegou a hora de acordar, pois o dia se aproxima É preciso deixar as trevas e ser iluminados pela luz do dia, pela luz de Cristo. Trata-se da conversão: deixar as obras das trevas e fazer o bem revestindo-se do Senhor Jesus Cristo.
Preparemos o caminho para o Senhor que chegará em breve; e se notarmos que a nossa visão está embaçada e não distinguimos com clareza essa luz que procede de Belém, é o momento de afastar os obstáculos. É tempo de fazer com especial delicadeza o exame de consciência e de melhorar a nossa pureza interior para receber a Deus. É o momento de discernir as coisas que nos separam do Senhor e de lançá-las para longe de nós. Um bom exame de consciência deve ir até as raízes dos nossos atos, até os motivos que inspiram as nossas ações. E logo buscar o remédio no Sacramento da Penitência (Confissão)!
“Vigiai, não sabeis em que dia o Senhor virá”. Não se trata apenas da “parusia”, mas também da vinda do Senhor para cada homem no fim da sua vida, quando se encontrar face a face com o seu Salvador; e será esse o dia mais belo, o princípio da vida eterna! “Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mt 24, 44). Toda a existência do homem é uma constante preparação para ver o Senhor, que cada vez está mais perto; mas no Advento a Igreja ajuda-nos a pedir de um modo especial: “Senhor, mostrai-me os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas. Dirigi-me na vossa verdade, porque sois o meu Salvador” (Sl 24).
Para manter este estado de vigília, é necessário lutar, porque a tendência de todo homem é viver de olhos cravados nas coisas da terra.
Fiquemos alertas! Assim será se cuidarmos com atenção da oração pessoal, que evita a tibieza e, com ela, a morte dos desejos de santidade; estaremos vigilantes se não abandonarmos os pequenos sacrifícios, que nos mantêm despertos para as coisas de Deus. Diz-nos São Bernardo: “Irmãos, a vós, como às crianças, Deus revela o que ocultou aos sábios e entendidos: os autênticos caminhos da salvação. Aprofundai no sentido deste Advento. E, sobretudo, observai quem é Aquele que vem, de onde vem e para onde vem; para quê, quando e por onde vem. É uma curiosidade boa. A Igreja não celebraria com tanta devoção este Advento se não contivesse algum grande mistério”
Procuremos afastar os motivos que impedem a acolhida do Senhor:
– os prazeres da vida: a pessoa mergulhada nos prazeres fica alienada… No domingo, dorme… passeia… pratica esportes… mas não sobra tempo para a Missa.
– trabalho excessivo: a pessoa obcecada pelo trabalho esquece o resto: Deus, a família, os amigos, a própria saúde…
Como desejo me preparar para o Natal desse ano?
Apenas programando festas, presentes, enfeites, músicas?
Preparemos numa atitude de humildade e vigilância a chegada de Cristo que vem.

Mons. José Maria Pereira

Exposição Filatélica Mundial, Brasiliana 2013

Flagrante de Mario Vanzan na Exposição Filatélica Mundial – Brasiliana 2013, dia 24 de novembro, no Piér Mauá – Rio de Janeiro – RJ




Matriz de Nossa Senhora da Assunção, Anchieta- ES
Foto de Mario Vanzan reproduzida em postal e Selo 





22 de novembro de 2013

Encontro da Regional Serrana

Antigos alunos do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino reuniram-se nesta quarta-feira, 20, feriado dedicado ao Dia da Consciência Negra, por lei do Estado do Rio de Janeiro, nº 4007, de 2002, para realizar o Encontro da Regional Petrópolis/Teresópolis, no sítio do associado Valter S. Pinto, em Sardoal.

Após 11 kms de estrada de terra, com a alegria e descontração que envolvem os antigos alunos, a turma foi recebida com grande hospitalidade por Valter e Miriam, além de outros familiares. Padres Márcio Antônio Damasceno e Guilherme Ambrósio celebraram a Santa Missa para 31 felizardos que compareceram ao Encontro e monsenhor José Maria, reitor do Seminário Diocesano, atendeu confissões durante a celebração.

Padres Márcio Antônio Damasceno e Guilherme Ambrósio




Ao final da missa os presentes em procissão e cantando, dirigiram-se à gruta de Nossa Senhora de Lourdes e santa Bernadete, onde as imagens e todos os presentes foram abençoados.


Presentes: Carlos Roberto Furtado, coordenador regional, com esposa, filha, genro e netos, Geraldo Marques e esposa, Sebastião Mataruna, Deusdedith Santos com esposa e a irmã da sua esposa, Humberto Perlingeiro e Ana Rita, João Batista Martins Pereira (de Volta Redonda) e esposa, Mário Vanzan, Valter S. Pinto, Miriam e duas irmãs do Valter, Geraldo Tamiozzo, presidente da Associação, Aéssio Licurgo Martins, vice-presidente da Associação, João Sidney, Paulo Sérgio Teixeira Pinto, Luiz Carlos dos Santos, Afrânio Troyack Vanzan e o irmão Eduardo Vanzan (sempre presente para nos dar aquela força) e Nelson Teles e Iara.

Agradecimentos especiais:

Ao Monsenhor José Maria Pereira, reitor do Seminário, que apesar de seus inúmeros compromissos compareceu ao Encontro Regional. O nosso agradecimento de coração.

Monsenhor José Maria atendendo confissões

Ao Coordenador Regional, Carlos Roberto Furtado Cunha, coordenador da Regional Serrana, que organizou tão competentemente o Encontro.

Aos padres Márcio Antônio Damasceno e Guilherme Ambrósio que também deixaram seus compromissos para marcar presença e celebrarem a Santa Missa, compartilhando momentos tão agradáveis com os antigos alunos. Ao padre Márcio A. Damasceno o folheto que presenteou a todos, que conta a história do Santuário Bom Jesus de Matosinhos. Fundado em 1773. São 240 anos de devoção, comemorados este ano.

Aos anfitriões, Valter Silva Pinto, Miriam e irmãs do Valter que alegre e calorosamente receberam todos os antigos alunos na propriedade.

Olha o passarinho........

Agradecimento especial ao nosso presidente Geraldo Tamiozzo, que organiza a parte religiosa dos Encontros. As músicas selecionadas para Santa Missa e a sonoplastia funcionaram em sintonia fina. Destaques para o canto da Ação de Graças, “Eu não sou digno, ó meu Senhor”, e o canto de Consagração, “Ó minha Senhora e também minha mãe”. Parabéns mais uma vez.

Ao Aéssio Licurgo, vice-presidente da Associação, que também compareceu ao Encontro para prestigiar a Regional Serrana, deixando compromissos profissionais sob a responsabilidade de sua esposa.

Ao Geraldo Marques e esposa (Leitura e Salmo Responsorial) e João Sidney (Dirigente).

Ao Afrânio e Eduardo que comandaram habilmente as carnes na churrasqueira. Nota 10.

Mulheres guerreiras e alguns homens na base do mutirão deram uma mãozinha na cozinha lavando pratos etc. Isto não tem preço!

Abaixo, mais fotos do ENCONTRO REGIONAL REGIÃO SERRANA, em MEMÓRIA/ARQUIVO/FOTO

9 de novembro de 2013

Identificados todos os Antigos Alunos em foto no Pico do Alcobaça


Após muito esforço de Mário Vanzan, Humberto Perlingeiro e Celso Silva, finalmente, foram identificados todos Antigos Alunos, que aparecem na foto, histórica, da conquista do Pico do Alcobaça, 1870 metros, em 7 de setembro de 1965. 
Em email no dia 4 de novembro, Celso passou a lista completa. 

Em pé, atrás:  
Santiago, Geraldo (de Remédios), Almir, Adamastor, Benevides, Joaquim, Valter Santana, Elmano, Juliano e Ademar. 

Em primeiro plano:
Celso, Ovídio, Clésio, Juventino, Juscelino , Artur, Policarpo, Mário, Ildeu, Canindé e Humberto.

Registro fotográfico de Mons. Jorge Facchin

7 de novembro de 2013

Regional Serrana realiza Encontro Regional

A REGIÃO SERRANA - (Petrópolis/Tereasópolis) realiza no dia 20 de novembro o seu ENCONTRO REGIONAL, a partir das 10h, no sítio do associado Valter da Silva Pinto. Carlos Roberto Furtado Cunha, coordenador da Região Serrana, informa a programação: 10h – Chegada, 11h – Santa Missa, 12h – Churrasco e recreação na piscina e futebol.


Em email enviado aos Associados foi detalhado o roteiro para chegar ao local e o pedido de confirmação de presença

Prestigie o ENCONTRO REGIONAL, fruto do esforço e da dedicação de várias pessoas. A presença de cada um é importante e certamente haverá uma grande confraternização dos Associados daquela regional.