31 de outubro de 2011

Casa de Cultura Dona Lavínia

Antônio Carlos Duarte enviou ao AMIGOS DE CORRÊAS uma coleção de fotos da Casa de Cultura Dona Lavínia, antigo Seminário Maior, após a sua total restauração. 


A obra foi financiada pela família do ex-seminarista, Francisco de Moura Ribeiro, que pediu à esposa, que não deixasse de "ajudar o seminário", a quem devia muito de tudo o que conquistou na vida profissional.

Duarte, além de fazer o projeto arquitetônico, coordenou a execução da obra até a sua conclusão, juntamente com Dom Gilson Andrade, na época reitor do Seminário.     

Abaixo, em MEMÓRIA / ARQUIVO / FOTO, curta em detalhe.                           

Despedida de Mons. Jorge Facchin

Amigos de Corrêas recebeu do associado Antônio Carlos Duarte, fotos da Missa comemorativa dos 50 anos de sacerdócio de Mons. Jorge Facchin, na Capela do Seminário, no dia 8 de outubro, véspera de seu retorno à Itália.







28 de outubro de 2011

Será neste Domingo

Vale a pena voltar ao assunto 

Sebastião dos Santos Coelho, nosso colega de Associação dos Antigos Alunos, convidou a todos os associados para a Celebração Eucarística na qual ele e outros 23 candidatos, serão instituídos no Ministério dos Acólitos, no dia 30 de outubro, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis. Com o Acolitato, Sebastião inicia a preparação para sua Ordenação Diaconal Permanente, que deverá ocorrer no ano que vem. 

Outros dois antigos alunos do Seminário Diocesano, Paulo Fernando Deivide Gimenez e Geraldo Luiz da Costa Guarilha, também serão instituídos acólitos.


Texto do convite

“A Diocese de Petrópolis tem a alegria de convidar toda a comunidade para a Solene Celebração Eucarística na qual Dom Felippo Santoro instituirá no Ministério de Acólitos os candidatos ao Diaconato Permanente. Dia 30 de outubro, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara – Petrópolis – RJ”



Lista dos 24 Acólitos


Adilson José Brand
Adriano de Azevedo Pereira
Alceir Marchon
Claudio Nelson Portilho
Flavio Brasil
Francisco Carlos de Assis Borchio
Geraldo Luiz da Costa Guarilha
Getúlio de Paula Paim
Helvécio Cordeiro Póvoa
João Henrique Medeiros Nunes (irmão do Padre Quinha)
Marco Aurélio de Carvalho
Neilo Pinto Carneiro
Paulino Candido de Assis
Paulo Munck Manchado
Paulo Fernando Deivide Gimenez
Paulo Roberto de Oliveira
Roberto Cardoso Nunes
Roberto Pinheiro de Siqueira
Sebastião dos Santos Coelho
Sebastião Lobato Fernandes
Sergio Anibal Gonzalez Alonso
Tony Ricardo dos Santos Batista
Wagner Correa de Lima
Volmer da Almeida Geronimo

19 de outubro de 2011

Um convite mais do que especial!

Em Juiz de Fora, acontece a partir do dia 20 de outubro até 6 de novembro, a XIX EXCART - Exposição de Cartões-Postais, a mais badalada mostra cartofilística do Brasil, apresentando ao todo 25 coleções. Ela será montada no SESC de Juiz de Fora, na avenida Rio Branco, 3.039 e a solenidade de abertura será às 20 horas.

O nosso amigo e associado Mario Vanzan e sua filha Luise participarão com os temas Aloha from Hawaii, (Luise), lembranças do Havaí e Paris e suas maravilhas, Mario. Cada coleção é apresentada em um painel, com 16 folhas, que comportam até 32 cartões-postais.

A exposição vai lembrar e comemorar os 150 anos da construção da Estrada União e Indústria, a primeira rodovia pavimentada do Brasil, inaugurada por D. Pedro II, em 1861. Ela fala ao coração de cada um de nós, especialmente o nº 3441, endereço do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino.

Você que é de Juiz de Fora, ou mora próximo, ou você que vai a Juiz de Fora, leve o seu abraço e prestigie a exposição, em particular as duas coleções.


Material de Divulgação da XIX EXCART



15 de outubro de 2011

Pe. Quinha recebe prêmio por trabalho na Oficina de Jesus

Vale o registro, pelo Amigos de Corrêas, de assunto de interesse social e cristão. José Carlos Medeiros Nunes, Pe. Quinha, sacerdote da Diocese de Petrópolis, recebeu o Prêmio João Canuto 2011, do MHuD – Movimento Humanos Direitos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo seu trabalho de incentivador do Grupo Assistencial SOS Vida e da Pastoral da Aids e pela fundação da Associação Oficina de Jesus, que atua em favor dos menos favorecidos – doentes, encarcerados e dependentes químicos, principalmente os de álcool e drogas e da fundação de entidade de reciclagem de materiais, que gera renda para sustentar o acolhimento dos recuperados e dar-lhes trabalho, visando a sua reinserção na sociedade.  
Nosso abraço e felicitações ao Pe. Quinha por trabalho tão importante. 

Nova diretoria da Associação dos Antigos Alunos - 2011/2013

PRESIDENTE
João Sidnei Claveri Constancio
(21) 2719-0552, (24)2232-1436, 2103-3706 e 9961-4848

VICE-PRESIDENTE
Michel Luís Cardoso Macedo
(24) 2231-5955 e 9219-8622

DIRETOR DE DIVULGAÇÃO
Délio Ribeiro Goulart
(31) 3234-8623, 9971-6302 e 8325-8494

SECRETÁRIO
Paulo Sérgio de Oliveira Silva
(21) 2711-0152, 2729-9800 e 9494-8291

TESOUREIRO
Humberto Perlingeiro Netto
(21) 2439-1451, 2493-1915 e 8234-0781


COORDENADORES REGIONAIS

BAIXADA/RIO/REGIÃO DOS LAGOS
Geraldo Tamiozzo de Alvarenga
(21) 3134-4569

BARBACENA/JUIZ DE FORA/SANTOS DUMONT
Altair Paulino dos Santos  
 (32) 3331-4706 e 9983-4754

BELO HORIZONTE
Uilson Ribeiro Goulart
(31) 3476-7192, 3476-6598 e 8872-6681

PETRÓPOLIS/TERESÓPOLIS/TRÊS RIOS
Eraldo Bittencourt de Gouvea
(24) 2248-9024 e 8803-5380

SENHORA DOS REMÉDIOS
José Otávio de Freitas
(32) 3343-1266, 3333-5860 e 8415-4314

14 de outubro de 2011

MENSAGEM DE MONS. JORGE FACCHIN

Humberto Perlingeiro, enviou ao AMIGOS DE CORRÊAS, email recebido de Mons. Jorge, no qual externou a alegria de ter vindo ao Brasil/Petrópolis, agradeceu a acolhida amiga e afirmou o prazer de ter encontrado com muitos ex-alunos do Seminário Diocesano. 


                                                                                      

" Caríssimos Humberto e Rita.
Obrigado pelas belas fotografias tiradas na vossa casa e na casa do Valter.Obrigado pela hospitalidade e pelo vosso carinho. Esta foi uma visita muito bonita ao Brasil/Petrópolis. Agradeça aos ex- alunos estar recordando uma historia que talvez corria o risco de ser esquecida. Parece  que nesta oportunidade ficou bem claro que este presente está fortemente ligado a um passado que não pode ser esquecido. Ciao a todos        Pe. Jorge"


Já se aproximando de meio século de existência, a diretoria e todos os membros da Associação dos Antigos Alunos agradece a Mons. Jorge, porque a sua existência é fruto do ideal, apoio, orientações e firmeza na condução dos primeiros encontros, para continuar firme e perseverante nos anos posteriores, até chegar ao 42º realizado em julho passado. A semente era boa e caiu em terra fértil. 

Nesta sua visita ao Brasil, tivemos a oportunidade de rever pessoa tão querida por todos pela sua dedicação ao trabalho de evangelização e porque doou boa parte de sua vida na formação dos todos os ex-alunos do Seminário Diocesano de Petrópolis, tanto daqueles que hoje servem a Deus como sacerdotes, quanto dos que são leigos servindo a Deus na sociedade, sempre sob a proteção de Nossa Senhora do Amor Divino.  

Amigos de Corrêas agradece em nome de todos os associados o carinho de Mons. Jorge e confirma o respeito pelo seu trabalho, a competência que sempre teve na condução dos assuntos e a gratidão de todos. 


Não demore a nos visitar e o receberemos com muita honra e  apreço. 

Associação de Antigos Alunos esteve presente na posse de Dom Gilson em Salvador



Missa Solene marca posse de Dom Gilson Andrade em Salvador


Catedral Basílica de Salvador   

No sábado, dia 10, tomou posse como Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Arquidiocese de São Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, ex-reitor do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino. A solenidade aconteceu na Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, Pelourinho, em celebração eucarística presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.                         
                                    
Presenças de diversas autoridades eclesiásticas, entre elas, D. Filippo Santoro, Bispo da Diocese de Petrópolis e D. Gregório Paixão, Bispo Auxiliar de Salvador. Também estiveram em Salvador, vários sacerdotes de Petrópolis entre eles, Pe. Rogério Dias da Silva, Reitor do Seminário Diocesano, Padre Leandro Libânio Lopes da Silva, vice-reitor, e o Pe.Luís Garcia Mello.                                                                                                                     
A Associação dos Antigos Alunos foi representada pelo seu presidente, João Sidnei, Humberto Perlingeiro, tesoureiro, e Geraldo Resende, ex-presidente. Muitos leigos da Diocese de Petrópolis e da cidade de Mendes, para alegria de Dom Gilson, foram abraçá-lo em Salvador.


Geraldo Resende, Humberto Perlingeiro, Dom Gilson, João Sidnei, Sebastião Coelho e Pe. Luís Garcia Mello 













Imprensa baiana faz cobertura da cerimônia de posse de Dom Gilson Andrade como Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Diocese de Salvador

                                                    Jornal A Tarde, edição de 11/10/2011


Fotos - Humberto Perlingeiro

12 de outubro de 2011

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Padroeira do Brasil

Texto - Frei Regis Daher, ofm


A Virgem Maria, a Mãe de Deus, é invocada conforme a história do povo cristão, em locais e regiões as mais distintas. Mesmo no Brasil, ela é chamada por muitos 'nomes'. É quase automático nos lábios das pessoas, diante do inesperado ou do mistério grande das coisas, a exclamação: "Virgem Maria"! ou "Nossa Senhora"!
Para o descrente ou apenas o racional, a exclamação pode simplesmente ser um reflexo religioso inconsciente... No entanto, é curioso e muito significativo, que culturalmente o povo brasileiro chame sempre pela "mãe", por uma "mulher"... que a fé sabe ser uma "bendita entre as mulheres", porque é "cheia de graça"!
No Brasil, ela ganhou as feições simples e humildes de seu povo. É simplesmente a "Aparecida", porque surgiu das águas, nas redes de gente simples como ela, os pescadores do rio Paraíba. A água escureceu sua imagem da argila, cor da terra. Apareceu negra, cabeça separada do corpo, que o homem colou e uniu. Outros sinais da identificação com o seu Filho e os seus irmãos: os renascidos da água e do espírito, membros do mesmo e único corpo, do qual o Cristo é a cabeça.
Antes dela ser "Aparecida", já era a "Conceição", aquela que concebe e dá à luz à própria Luz que veio a este mundo. Sabiamente diziam os Padres da Igreja que, primeiro Maria concebeu seu Filho na fé, crendo na Palavra que lhe foi anunciada e, por isso concebeu-O também no seu corpo. Tornou-se, então, o modelo e protótipo da Igreja, de todos os que, como ela, geram o Cristo pela fé.
São Francisco de Assis, na sua 2ª Carta aos Fiéis (48-53), depois de falar sobre a necessidade da completa conversão da atitude de egocentrismo, afirma:
"Aqueles que assim agirem e perseverarem até o fim, verão repousar sobre si o Espírito do Senhor e ele fará neles sua morada permanente, e serão filhos do Pai celestial cujas obras fazem. E serão esposos, irmãos e mães de nosso Senhor Jesus Cristo. Somos seus esposos, quando a alma crente está unida a Jesus Cristo pelo Espírito Santo. Somos seus irmãos quando fazemos a vontade de seu Pai, que está nos céus. Somos suas mães, se com consciência pura e sincera o trazemos em nosso coração e nosso seio e o damos à luz por obras santas que sirvam de luminoso exemplo para os outros".
Para São Francisco a grandeza e a importância de Maria está no fato dela ter feito Cristo nosso irmão, dando-lhe a carne de nossa humanidade. Ele a vê sempre unida ao seu Filho. Por isso, a devoção a ela se faz na vida conforme o Evangelho. Francisco não só recorre à proteção de Maria, mas assume as atitudes dela frente a Deus, e como ela, concebe, gera e dá à luz à Palavra de Deus, dando-lhe vida e forma. É a fecundidade espiritual dos que, como Maria, geram o Cristo em suas vidas.


10 de outubro de 2011

AMIGOS DE CORRÊAS


Você pode mandar notícia, artigo, crônica, poesia, foto e recado para o AMIGOS DE CORRÊAS pelo endereço:

exalunos2011@gmail.com

7 de outubro de 2011

Sebastião dos Santos Coelho será instituído no Ministério dos Acólitos

   Sebastião entrega convite para o seu acolitato a João Sidnei, presidente da Associação dos Antigos Alunos -  Foto Afonso Souza


Estamos todos convidados

Sebastião dos Santos Coelho, nosso colega de Associação dos Antigos Alunos, convidou a todos os associados para a Celebração Eucarística na qual ele e outros 23 candidatos, serão instituídos no Ministério dos Acólitos, no dia 30 de outubro, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis. Com o Acolitato, Sebastião inicia a preparação para sua Ordenação Diaconal Permanente, que deverá ocorrer no ano que vem. 

São ordenados diáconos tanto os que são chamados ao sacerdócio - neste caso o diaconato é um grau transitório - quanto os que são chamados a permanecer sempre como diáconos: são os diáconos permanentes; que podem ser homens casados ou não casados. Se a sua decisão de ser padre continuar firme, como é o seu desejo atual, o diaconato de Sebastião será transitório ou seja, o primeiro grau da Ordem, para em seguida ser ordenado sacerdote. 

Outros dois antigos alunos do Seminário Diocesano, Paulo Fernando Deivide Gimenez e Geraldo Luiz da Costa Guarilha, também serão instituídos acólitos.

Aquele que observa a beleza encerra-a em si. O homem sente-se atingido pelo milagre da criação e se une ao todo. (Bernard Malamud)



Texto do convite

“A Diocese de Petrópolis tem a alegria de convidar toda a comunidade para a Solene Celebração Eucarística na qual Dom Felippo Santoro instituirá no Ministério de Acólitos os candidatos ao Diaconato Permanente. Dia 30 de outubro, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara – Petrópolis – RJ”


Acólitos Instituídos

O ministério de acólito remonta aos primórdios da Igreja como um serviço generalizado nas comunidades cristãs. Ao longo dos séculos, nas catedrais ou nas comunidades que iam surgindo, jamais se extinguiu este ministério exercido por gerações e gerações. Chama-se acólito instituído, aquele que o bispo de uma diocese chamou e fez acólito. Este chamamento e esta instituição pelo bispo querem dizer que um acólito instituído é convidado a participar com muita doação nas celebrações da Eucaristia, auxiliando o sacerdote no altar, na procissão, com a naveta, turíbulo, condução das velas, tochas e o missal, entre muitas outras atividades. O acólito instituído pode ser convidado a realizar o seu serviço em qualquer paróquia da Diocese. Acólito instituído é a pessoa que se preparou para isso de forma ordenada e assistida por um orientador. É o que acontece com os seminaristas, embora também possam ser chamadas outras pessoas que não sejam seminaristas para o ministério de acólito.


Lista dos 24 Acólitos


Adilson José Brand
Adriano de Azevedo Pereira
Alceir Marchon
Claudio Nelson Portilho
Flavio Brasil
Francisco Carlos de Assis Borchio
Geraldo Luiz da Costa Guarilha
Getúlio de Paula Paim
Helvécio Cordeiro Póvoa
João Henrique Medeiros Nunes (irmão do Padre Quinha)
Marco Aurélio de Carvalho
Neilo Pinto Carneiro
Paulino Candido de Assis
Paulo Munck Manchado
Paulo Fernando Deivide Gimenez
Paulo Roberto de Oliveira
Roberto Cardoso Nunes
Roberto Pinheiro de Siqueira
Sebastião dos Santos Coelho
Sebastião Lobato Fernandes
Sergio Anibal Gonzalez Alonso
Tony Ricardo dos Santos Batista
Wagner Correa de Lima
Volmer da Almeida Geronimo

6 de outubro de 2011

NOTA


RECADO IMPORTANTE:
 
Délio Ribeiro Goulart, Diretor de Divulgação, da Associação dos Antigos Alunos enviou email para todos os associados convidando para a Santa Missa, comemorativa aos 50 anos de sacerdócio de Mons. Jorge Facchin, no próximo dia 8sábado, às 10h, no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino.
 
Conforme informado, após a Missa será servido almoço no Seminário. Se a sua intenção é a de participar do almoço, confirme sua presença através de email até, no máximo, AMANHÃ, sexta-feira na parte da manhã, para um dos colegas abaixo, de forma que o Seminário possa se preparar para receber a todos adequadamente:  
 
João Sidnei      jsidnei@compuland.com.br
Afrânio   -   afranio.vanzanou@ge.com 
Valter   -   valtertimburi@yahoo.com.br 
 
No domingo, dia 9, Mons. Jorge retorna à Itália.
Esperamos te encontrar lá!

3 de outubro de 2011

DOMINGO FESTIVO COM MONS. JORGE FACCHIN

Amigos de Corrêas no Bingen

    Neste domingo, 2 de outubro, congraçamento na casa de Valter Pinto, no Bingen, reuniu mais de 30 pessoas entre ex-alunos e seus familiares. Cedo já havia movimentação na mansão do Valter com a chegada dos convidados. Os presentes foram brindados com caipirinha, caipivodka, cerveja e churrasco preparado com esmero e para as "formigas" foi servida uma variedade de sobremesas ao fim da refeição. 
    Mons. Jorge, sempre alegre, e todos presentes sentiram-se à vontade em ambiente muito aconchegante e descontraído. Prestigiaram a reunião com suas presenças, Dom Gilson Andrade, Mons. Ildeu e Pe. Luiz Melo, que apesar de seus inúmeros afazeres destinaram algumas horas para estar mais uma vez com Mons. Jorge, que voltará para Itália na próxima semana, no dia 9. 
   Sebastião aproveitou o momento e a oportunidade para fazer o convite pessoalmente e na presença de muitas testemunhas, a Mons. Jorge para sua ordenação sacerdotal para a qual está se preparando. 

Mons. Jorge Facchin e a turma reunida na entrega da placa confeccionada pela Associação em sua homenagem     -    Foto Isabela Teles

Placa comemorativa 

   Outro bom momento da reunião foi a homenagem dos ex-alunos do Seminário a Mons. Jorge, quando o  presidente da Associação, João Sidnei, entregou-lhe uma linda placa em comemoração aos seus  50 anos de sacerdócio.  Um presente que ele certamente irá guardar como recordação da turma de Corrêas para o resto da vida em sua galeria de presentes recebidos, como salientou Sidnei, no momento da entrega. A placa em aço escovado e com impressão em baixo relevo, foi produzida por Afranio T. Vanzan com muito cuidado e esmero.   


Placa em homenagem a Mons. Jorge pelos seus 50 anos de sacerdócio   -   Acervo Mario Vanzan


Projeto da nova Capela 
    
    Logo após fartíssimo churrasco, para relaxar, o sempre atuante arquiteto Antônio Carlos DUARTE apresentou o projeto da nova capela que deverá ser construída no prédio do Seminário Maior, ao lado da casa da grande benfeitora do Seminário, Dona Lavínia, agora totalmente reformada com recursos oferecidos pela família do antigo aluno do Seminário, Francisco de Moura Ribeiro. Duarte mostrou os detalhes do estudo arquitetônico que desenvolveu e encantou a todos com a sua criatividade e soluções. Ainda em fase de orçamento a Associação deverá criar uma campanha para arrecadar os fundos necessários para a construção da capela. Tão logo tenhamos mais detalhes voltaremos ao assunto para melhor informar ao internauta do Amigos de Corrêas. 
    Fica, também, o registro de agradecimento ao anfitrião Valter Pinto e sua linda família, que tão amigavelmente recebeu a todos os associados em sua casa. 
    Veja outras fotos do domingo na casa do Valter na seção MEMÓRIA/ARQUIVO/FOTO, abaixo.