7 de outubro de 2011

Sebastião dos Santos Coelho será instituído no Ministério dos Acólitos

   Sebastião entrega convite para o seu acolitato a João Sidnei, presidente da Associação dos Antigos Alunos -  Foto Afonso Souza


Estamos todos convidados

Sebastião dos Santos Coelho, nosso colega de Associação dos Antigos Alunos, convidou a todos os associados para a Celebração Eucarística na qual ele e outros 23 candidatos, serão instituídos no Ministério dos Acólitos, no dia 30 de outubro, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis. Com o Acolitato, Sebastião inicia a preparação para sua Ordenação Diaconal Permanente, que deverá ocorrer no ano que vem. 

São ordenados diáconos tanto os que são chamados ao sacerdócio - neste caso o diaconato é um grau transitório - quanto os que são chamados a permanecer sempre como diáconos: são os diáconos permanentes; que podem ser homens casados ou não casados. Se a sua decisão de ser padre continuar firme, como é o seu desejo atual, o diaconato de Sebastião será transitório ou seja, o primeiro grau da Ordem, para em seguida ser ordenado sacerdote. 

Outros dois antigos alunos do Seminário Diocesano, Paulo Fernando Deivide Gimenez e Geraldo Luiz da Costa Guarilha, também serão instituídos acólitos.

Aquele que observa a beleza encerra-a em si. O homem sente-se atingido pelo milagre da criação e se une ao todo. (Bernard Malamud)



Texto do convite

“A Diocese de Petrópolis tem a alegria de convidar toda a comunidade para a Solene Celebração Eucarística na qual Dom Felippo Santoro instituirá no Ministério de Acólitos os candidatos ao Diaconato Permanente. Dia 30 de outubro, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara – Petrópolis – RJ”


Acólitos Instituídos

O ministério de acólito remonta aos primórdios da Igreja como um serviço generalizado nas comunidades cristãs. Ao longo dos séculos, nas catedrais ou nas comunidades que iam surgindo, jamais se extinguiu este ministério exercido por gerações e gerações. Chama-se acólito instituído, aquele que o bispo de uma diocese chamou e fez acólito. Este chamamento e esta instituição pelo bispo querem dizer que um acólito instituído é convidado a participar com muita doação nas celebrações da Eucaristia, auxiliando o sacerdote no altar, na procissão, com a naveta, turíbulo, condução das velas, tochas e o missal, entre muitas outras atividades. O acólito instituído pode ser convidado a realizar o seu serviço em qualquer paróquia da Diocese. Acólito instituído é a pessoa que se preparou para isso de forma ordenada e assistida por um orientador. É o que acontece com os seminaristas, embora também possam ser chamadas outras pessoas que não sejam seminaristas para o ministério de acólito.


Lista dos 24 Acólitos


Adilson José Brand
Adriano de Azevedo Pereira
Alceir Marchon
Claudio Nelson Portilho
Flavio Brasil
Francisco Carlos de Assis Borchio
Geraldo Luiz da Costa Guarilha
Getúlio de Paula Paim
Helvécio Cordeiro Póvoa
João Henrique Medeiros Nunes (irmão do Padre Quinha)
Marco Aurélio de Carvalho
Neilo Pinto Carneiro
Paulino Candido de Assis
Paulo Munck Manchado
Paulo Fernando Deivide Gimenez
Paulo Roberto de Oliveira
Roberto Cardoso Nunes
Roberto Pinheiro de Siqueira
Sebastião dos Santos Coelho
Sebastião Lobato Fernandes
Sergio Anibal Gonzalez Alonso
Tony Ricardo dos Santos Batista
Wagner Correa de Lima
Volmer da Almeida Geronimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário