13 de agosto de 2011

SOBRE OS PAIS



No Brasil, o dia dedicado aos pais foi comemorado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Mais tarde, por motivos comerciais a data foi alterada para o segundo domingo de agosto. Em alguns países, onde a Igreja Católica tem influência significativa sobre a cultura da sociedade, o Dia dos Pais é comemorado no dia de São José - 19 de março. Independente da cultura e da origem da comemoração dessa data por diversos motivos e desejos, a lembrança do pai é importante em qualquer cultura e raça mesmo com toda a imperfeição do ser humano, porque não existem pais perfeitos. Mas, eles são ou foram importantes na vida de qualquer pessoa, em qualquer circunstância ou modelo adotado na criação dos filhos; contraditoriamente às vezes, por erros de pais, os filhos cresceram como seres humanos melhores, pais melhores. Tirando a visão apenas consumista do Dia dos Pais, quando comerciantes promovem vendas de todo tipo de presentes, as mães em polvorosa correndo atrás do melhor preço, as escolas fazendo as crianças criarem singelas lembranças para os seus papais, tudo é válido, desde que o pensamento seja o de agradecer ao pai a generosidade de ser pai. São inúmeros os exemplos de profunda integração entre pais e filhos. Em geral, o pai tem um lugar especial na vida dos filhos, mesmo envolvido em diferentes tipos de atividades na sociedade encontra um lugar para estar com eles, ajudá-los nas suas dificuldades em jogos de futebol na praça quando criança, no aprendizado de novas habilidades, nos estudos, nos conselhos do dia a dia, na diversão, no encaminhamento profissional, no namoro e casamento, na educação dos netos, agora já com os cabelos brancos, o andar mais vagaroso e os óculos de lentes grossas para ajudar a visão. Vovôs cansados pelos anos de vida e luta, mas felizes em ver os netinhos, gente do seu sangue que prosseguirá a sua família, o seu nome.
Reserve no dia dos pais, um momento para recordar o quão especial é ou foi o seu pai na sua vida. Ou mais ainda, como está sendo você como pai, junto aos seus filhos. Ou seja, que esta data não seja simplesmente para entregar presentes para os pais, maridos, avós e todas as pessoas importantes "como um pai". É o momento de agradecer por todo apoio e amor que ele dá para a família ou que você como pai dá para os seus filhos durante todo o ano. 
Diga para o seu pai como ele é especial. Pode ser difícil de encontrar a palavra correta, mas tente quebrar o gelo.
Aproveite para sair do comercial e social e fazer uma oração para o seu pai, mesmo para aquele que já partiu desse mundo.
Faça reflexão e oração para você como pai.
O decálogo: Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Iahweh teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12)
PAI, obrigado por tudo é o que todo filho deve dizer neste dia e em todos os dias do ano. Lembre-se que um presente não é sempre o que um pai procura de um filho. Ele quer o seu amor, uma visita ou talvez um telefonema se você não pode estar pessoalmente neste dia especial. Claro que o pai gosta dos presentes que ganha, mas o filho pode conseguir um brilho maior nos olhos do seu pai pelo amor recebido em gestos e palavras.
Lembre-se que temos um Pai celeste, que existe independente de nós termos nosso pai natural em nossas vidas ou não. Ele nunca nos deixará, nem nos abandonará em nossa necessidade.

Pai dos órfãos.... é Deus em sua morada santa. (Salmo 68:5).

Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. (Mateus 6:26).

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem, como o Pai me conhece eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. (João 10:14 e 15).
Para finalizar, vale pensar na frase atribuída a Mark Twain: Quando eu era um menino de 14 anos, meu pai era tão ignorante, que eu mal poderia estar ao lado do velho. Mas, quando cheguei aos 21 anos de idade, fiquei espantado porque observei que o velho tinha aprendido muito em sete anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário