13 de maio de 2012

A nova Capela do Seminário Maior

Foto: Humberto Perlingeiro
A inauguração da nova capela do Seminário Maior, será no dia 9 de junho, com a celebração solene da Santa Missa, às 10h. As obras, em ritmo acelerado, estarão concluídas em breve. A construção da nova capela acompanhou o movimento sequencial, a restauração e instalação da Casa de Cultura Dona Lavínia, atual biblioteca, museu e centro de informática. Obras que darão nova dimensão e proporcionarão melhor funcionamento ao Seminário Maior. O projeto da nova Capela foi aprovado pela Comissão de Arte Sacra da Diocese de Petrópolis, à época presidida por Dom Filipo Santoro. Os custos de construção da Capela foram de responsabilidade dos Antigos Alunos do Seminário. 

"A sua linha arquitetônica contemporânea demonstra que a Igreja acompanha a tecnologia e a cultura dos povos, através dos tempos", afirma Antônio Carlos Duarte, arquiteto idealizador do projeto, incansável colaborador do Seminário e da Associação dos Antigos Alunos.
No fundo, painel em tijolo cerâmico
e na coluna dourada o sacrário
Foto: Afrânio Vanzan


"A obra recebeu no teto um tratamento especial, criando uma espécie de 'firmamento', buscando as alturas, num sentido de espiritualidade e comunicação com Deus, maior altura espacial para a capela e maior nobreza para o espaço do presbitério. Às vezes, o céu está todo com nuvens e, através de um vazio, aparece o azul do firmamento e dele se manifestam os raios do sol, imagem de Deus, a luz suprema. Sem o vazio criado, a capela teria um aspecto massacrante", conclui Duarte.

O altar de pedra rememora os do Antigo Testamento
Foto: Humberto Perlingeiro



O altar rememora os altares em pedra do Antigo Testamento. Nele foram usadas pedras de demolição originadas de Petrópolis, cidade de Pedro. O painel de fundos, em tijolo cerâmico rústico e despojado, é uma referência ao ser humano, moldado por Deus com o “pó do solo” (Gênesis 2,7). O painel dourado, avançado, que contêm o sacrário, também dourado, contrasta com o do fundo e é referência à nobreza e à grandiosidade de um Deus infinitamente LUZ. Para aquele ponto devem se dirigir todos os olhares e louvores. 


Foto: Humberto Perlingeiro





A imagem de Nossa Senhora do Amor Divino é em gesso e recebeu a cor marfim (cor clara) para dar um toque de modernidade e se destacar do fundo escuro. 



Colaboração: Antônio Carlos Duarte, Afrânio Vanzan e Humberto Perlingeiro

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