5 de agosto de 2017

Associação dos ex-seminaristas se reúne para o 48º Encontro Anual em clima de grande alegria

ASSOCIAÇÃO COMEMORA O 48º ENCONTRO ANUAL

Em 2017, o 48º Encontro Anual de ex-alunos do Seminário Diocesano de Nossa do Amor Divino foi realizado nos dias 29 e 30 de julho.                       
Compareceram ao evento cinquenta e um ex-alunos entre sacerdotes e leigos, vindos dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para passarem momentos alegres e descontraídos com os amigos e receberem uma boa dose de conteúdos religiosos, no Momento Mariano e na Santa Missa presidida por Dom Odilon Guimarães Moreira e concelebrada por Monsenhor Paulo Daher, Padre Sebastião Coelho, Padre Luiz Henrique Veridiano da Silva, reitor do seminário, e Padre Tiago José dos Santos Rabello, vice-reitor do seminário. Padre Adamastor Urbani atendeu a confissões dos ex-seminaristas. Merecem destaques também, outros dois momentos especiais: as palestras dos nossos Amigos de Corrêas, José Machado, no sábado e a de Dom Odilon, no domingo. Dentro da programação foram destaques respectivamente, as Partidas de sueca, na tarde de sábado e o Sorteio, este ano com excelentes brindes, que aconteceu durante o almoço de despedida no domingo.

            Todo o Encontro transcorreu em perfeita harmonia. Tudo funcionou como era o desejo dos presentes. Em razão disso, são muitos os agradecimentos:

Padre Luiz Henrique 
Somos muito gratos ao Padre Luiz Henrique, reitor do seminário, pela recepção, acolhimento e pela infraestrutura disponibilizada de materiais de cama e banho e, também, de pessoal na cozinha com cinco voluntários que prepararam o almoço no sábado, o café da manhã e o almoço no domingo. Não temos como retribuir. 
Geraldo Tamiozzo na Capela São João Paulo II, no Momento Mariano

Eduardo, Afrânio e Délio (ao fundo)

Ao incansável Geraldo Tamiozzo pela sempre esmerada preparação e execução do Momento Mariano e tudo o mais na agenda religiosa do nosso Encontro. 

A D. Odilon pela maravilhosa palestra sobre Nossa Senhora e ao amigo José Machado pela condução do excelente bate-papo sobre ética. Muito obrigado a todos.


Resumo do bate-papo, com José Machado, na tarde de sábado

José Machado iniciou sua palestra esclarecendo que não falaria sozinho sobre ética nos dias de hoje (especialmente na política).  E afirmou: “A humanidade precisa de exemplos éticos e é isso que D. Odilon está demonstrando para nós. Depois de ser bispo, hoje, exerce a atividade sacerdotal como vigário paroquial. Ele está acumulando coisas boas para apresentar ao Senhor. Quero abrir aqui a minha apresentação, provocando as pessoas presentes. Não quero fazer uma palestra onde eu falo e todos ouvem e ponto final. Quero provocar as pessoas para um encontro de ideias e soluções. Afirmo que não temos que fazer concessão para o mal, nunca. Nós tivemos uma formação ética no seminário e esta condição não permite que não sejamos éticos e tenho certeza que aqui todos somos éticos em nossas ações”.

Sob a moderação de José Machado abaixo seguem algumas das citações, afirmações e questionamentos durante o painel:

-A ética vem de todos os movimentos, desde as pequenas coisas até aquelas que se apresentam como grandes vantagens.
- É importante não nos deixarmos corromper. O mundo, cruel, impulsiona a pessoa para ter e não para ser e leva o cidadão a renunciar a princípios morais porque ele quer acumular, quer ter mais.
- A Associação reúne ex-seminaristas, pessoas com interesse na amizade, ser amigos, interesse na fé comum.
- A corrupção está no DNA para explicar a generalização da corrupção. Este DNA está fora de nós aqui da nossa Associação, que temos no DNA ser correto. Aqui a corrupção não está no DNA, pelo contrário.
- Não existe criatura má. Toda criatura é fruto da bondade e da perfeição de Deus. - Ética, moral os dois princípios são absolutos? O princípio ético é absoluto? Sim. Ele é objetivo e imutável. Os bons costumes serão sempre os mesmos em qualquer lugar do mundo.
- Um cristão que se considera ético conseguiria sobreviver se investisse na vida política no Brasil? A resposta é que seria muito bom o cristão autêntico investir na política para melhorar a política no Brasil. O cristão deve praticar política para não deixar os maus dominarem.
- Devemos evitar a ética da conveniência como acontece na política em geral.
- Infelizmente a corrupção está inserida em todos as camadas da sociedade. Nas empresas do mais alto até o mais baixo escalão. Os contratos são escritos para propiciar brechas para corrupção.
- A Igreja vive a verdadeira ética e são muitos os exemplos.
- Fazer o certo ou o errado está dentro de cada um. A decisão para uma coisa ou outra acontece de acordo com o que cada um entende ser certo ou errado.
 
Resumo da palestra de Dom Odilon Guimarães Moreira, no domingo.

Mineiro de Caratinga, entrou no Seminário Menor, em Corrêas, em1956 e aqui permaneceu até 1961.
Em 1962 foi para a Diocese de Mariana estudar filosofia e teologia.
Em 1967 ingressou no Seminário Coração Eucarístico, de Belo Horizonte.
Foi ordenado sacerdote em 23 de janeiro de 1969.
Exerceu o ministério sacerdotal em Minas Gerais durante grande parte da vida. Foram 15 anos em Caratinga, 8 anos em Ipanema e 5 anos e meio em Carangola.
Em 1999, no dia 4 de agosto, foi nomeado pelo Papa João Paulo II para o cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória e, na capital do Espírito Santo, permaneceu por 3 anos até ser indicado como Bispo da Diocese de Itabira - Cel. Fabriciano, em Minas Gerais.
Foram 18 anos de trabalho evangelizador como Bispo e já se vão 4 anos como Bispo Emérito.



Para falar sobre devoção à Nossa Senhora e a necessidade da devoção à Santíssima Virgem D. Odilon buscou inspiração no livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Livro fundamental para fazer consagração à Nossa Senhora. Ele fala com entusiasmo: "Maria é uma pura criatura. Deus quis começar e acabar as suas maiores obras por meio da Santíssima Mãe, Deus quis servir-se de Maria Santíssima. Só Maria mereceu essa graça pela força de suas preces".
- Foi por Maria que Jesus iniciou os seus milagres. mudou a água em vinho por pedido de Maria, por exemplo.
- Deus quis servir-se de Maria para encarnação de Jesus.
- É certo que Jesus no Céu continua sendo filho de Maria como foi aqui na terra.
- Ela é mãe, mas não contraria a vontade de Deus. Ela é sempre humilde atendendo a vontade de Deus.
- Quem não tem Deus por pai não tem Maria por mãe.
- Maria foi transformada por Deus para dar luz ao Deus Filho.
- Maria e o Espírito Santo produziram um homem Deus, a maior maravilha do mundo.

Toma posse a nova diretoria da Associação

A nova diretoria da Associação dos Antigos Alunos foi eleita e terá mandato até 2019 com a responsabilidade de fazê-la crescer cada vez mais e unir os associados que comungam dos mesmos ideais e têm amor pelo Seminário.

Presidente – Nelson C. Teles
Vice-presidente – José Machado de Souza
Tesoureiro – Humberto Perlingeiro Neto
Secretário – Paulo Sérgio
Diretor de Comunicação – Délio Ribeiro
Colaboradores da Diretoria de Comunicação – Celso Silva (edição e impressão do boletim), João Sidnei, Manoel Martins, Odilon Dutra e Paulo Sérgio (WhatsApp), Nelson Teles (Blog Amigos de Corrêas)

Coordenadores Regionais:
Regional Belo Horizonte – Uilson Goulart
Regional Rio/Baixada – Ademir
Regional Petrópolis/Teresópolis – Manoel Martins
Regional Barbacena/Santos Dumont/Juiz de Fora - Almir

Líder de homenagem – Celso Silva
Líder das atividades litúrgicas – Geraldo Tamiozzo 

Depoimentos sobre o Encontro Anual no Grupo Amigos de Corrêas do WhatsApp

“O Encontro foi excelente. Parabéns e agradecimento aos organizadores, ao pessoal da casa (padres, seminaristas, .....) e aos colegas que compareceram”. José Geraldo Heleno

 “Foi muito bom mesmo. Pena que só pude ir hoje (domingo), mas valeu!” Valter Pinto

“Gostei muito do 48º Encontro Anual, que teve a participação de 51 Associados. Todos já estão convidados para o 49º Encontro (2018). É preciso renovar. Para isso, é necessário um trabalho conjunto com os Formadores do Seminário e com as Coordenações Regionais. Foi muito importante para a Associação e para o Seminário. E, mais uma vez, pude dizer: Minha vida tem sentido cada vez que venho aqui....” Délio Ribeiro Goulart

Show de Imagens do 48º Encontro Anual nos dias 29 e 30 de julho de 2017

(De costas) Jorge Luiz (Queiróz) e Orestes Pires, ao fundo MC Vanzan e Paulo Sérgio





Uilson Goulart


Ubaldo e Almir

Paulo Sérgio e José Machado

Márcio Rocha Fortes 

Geraldo Tamiozzo


Momento Mariano na Capela São João Paulo II


Orestes Pires e Evandro Bitencourt

Orestes Pires e Evandro Bitencourt no Momento Mariano (ao fundo) imagem de Nossa Senhora do Amor Divino

João Sidney

Momento Mariano

Padre Adamastor Urbani abençoa os ex-seminaristas ao final do Momento Mariano


(Da esquerda para direita) Humberto Perlingeiro, Pe. Francisco Montemezzo, Pe. Luis Mello, Heleno, Eduardo e MC Vanzan

(Da esquerda para direita) Ubaldo, Geraldo Resende, Odilon Dutra, Celso Silva e Pe. Sebastião Coelho

(Da esquerda para direita) Ademir, Marcio Rocha Fortes, Geraldo Tamiozzo, Mataruna, Jorge Luiz (Queiróz) e José Antônio

(Da direita para esquerda) José Antônio, Paulo Sérgio e Afrânio Vanzan


Geraldo Ribeiro e Pe. Adamastor Urbani

Pe. Tiago e Délio Ribeiro

Dom Odilon Guimarães Moreira



Todos cantam "Salve Regina" com Dom Odilon


Foto Oficial


Foto Oficial

Foto Oficial


O churrasco


Café da manhã

Café da manhã -  (À esquerda) Ivo Kutchler, Paulo Sérgio, Márcio Rocha Fortes, (ao fundo) Geraldo Ribeiro e Sebastião Mataruna, (à direita) Délio, João Sidney e Geraldo Resende

Reunião para eleição da nova diretoria

Paulo Sérgio, presidente da Associação, conduz a reunião que definiu a diretoria para o biênio 2017 e 2019


Rose, D. Chiquinha e Maria Cecília (esposa, mãe e tia de MC Vanzan), Antônio de Oliveira e Celso Silva


(Da esquerda para direita) Padre Luiz Henrique, Mons. Paulo Daher, Dom Odilon, Pe. Sebastião e Pe. Tiago

Monsenhor Paulo Daher




(Da esquerda para direita) Márcio Rocha Fortes, José Geraldo Heleno, Sebastião Santos, Osmar Moreira e Celso Silva


Osmar Moreira, Celso Silva, Heleno, Almir e Mons. Antônio Mota

José Machado, Dara, Dom Odilon e Milton (Fininho)


(Da esquerda para direita) José Antônio, Nelson Teles, Sebastião Mataruna, Sebastião Santos e Celso Silva


Mais uma foto oficial

(Em primeiro plano) Rose (esposa do MC Vanzan) ao lado de D. Chiquinha e Maria Cecília, (ao fundo) Uilson, ao seu lado Irineia (sua esposa) e Orestes Pires


(À esquerda) Manoel Martins e José Antônio (à direita) Valter Pinto e Ademir

(Á esquerda) Almir e Pe. Tiago, (ao fundo) Humberto, (à direita) Mons. Paulo Daher e Pe. Luiz Henrique

(à esquerda) Sebastião Mataruna, Tamiozzo, Luiz Carlos, (ao fundo) Odilon Dutra, (à direita) Pe. Sebastião Coelho, Jorge Luiz (Queiroz) e Dom Odilon

Dara atuando na venda dos tickets do Sorteio de Brindes

      (à direita) Ubaldo, Celso Silva, (à direita) Osmar Moreira,  José Geraldo Heleno e Duarte



Celso Silva, líder do "Momento Homenagem" fala sobre Geraldo Tamiozzo,
o associado homenageado em 2017.


Geraldo Tamiozzo, o "Homenageado do Ano", no momento em que recebe
o diploma das mãos do Pe. Adamastor Urbani

Associação reconhece a dedicação de Geraldo Tamiozzo, emocionado ele agradece a homenagem 

Márcio Rocha Fortes se manifesta na palestra conduzida por José Machado sobre "Ética nos dias de hoje"

Geraldo Tamiozzo pedindo a palavra na palestra de José Machado sobre "Ètica nos dias de hoje"

(Da esquerda para direita) José Machado, Dom Odilon, Paulo Sérgio, Nelson Teles, Dara, Evandro Bitencourt, Orestes Pires, Odilon Dutra e Sebastião Mataruna

Momento Mariano na capela São João Paulo II

Imagem de Nossa Senhora do Amor Divino na capela São João Paulo II 

José Machado no Momento Mariano

No Momento Mariano o início da procissão 

                  No Momento Mariano, a chegada da procissão no prédio do Seminário

Afrânio Vanzan preparando o nosso café da manhã


Agora, Afrânio recebe a ajuda de MC Vanzan 




É hora de falar sobre a futura diretoria para o próximo biênio (2017 - 2019)




Dom Odilon e sua excelente palestra sobre Nossa Senhora



Outro click de MC Vanzan no homenageado do ano, Geraldo Tamiozo com Pe. Adamastor

A turma atenda à palestra de Dom Odilon

Ao ser homenageado pelos serviços prestados à Associação, Geraldo Tamiozzo agradece aos colegas

Dom Odilon abençoa os ex-seminaristas e demais presentes ao final da Santa Missa

Padre Luiz Henrique, reitor do Seminário, apresenta a nova diretoria da Associação para o próximo biênio 2017 - 2019 
(da esquerda para direita) Délio Ribeiro, diretor de comunicação, Humberto Perlingeiro, tesoureiro, José Machado de Souza, vice-presidente e Paulo Sérgio, secretário.

D. Chiquinha (mãe MC Vanzan) conversa com Monsenhor Paulo Daher

Associação é presenteada por Mauro Roberto Martinho


                                                               
Aos colegas, Afrânio Vanzan, Eduardo Vanzan e Délio Ribeiro pela dedicação para oferecer o melhor churrasco, todos os anos.


BALANCETE DO 48º ENCONTRO DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO DE CORRÊAS


Período 29 e 30 de julho de 2017

Receitas:
Cheque..............................................R$4.400,00
Dinheiro (cash).................................R$5.488,21
Total .................................................R$9.888,21

Despesas:
Minimercado.......................................R$245,48
Armazém do Grão (1) ........................R$565,74
Armazém do Grão (2) ........................R$161,99
Total (1) ..............................................R$973,21

Doação ao Seminário (2)................. R$8.915,00

Total (1 + 2) .....................................R$9.888,21

Saldo para o 49º Encontto ......................R$00,0

Rio, 30/7/2017

Humberto Perlingeiro Neto - Tesoureiro

Fotos: MC Vanzan, Orestes Pires, Délio Ribeiro, José Heleno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário