25 de setembro de 2011

Ordenação Episcopal de Dom Gilson Andrade da Silva

     Em solene Celebração Eucarística, na Catedral de Petrópolis, ontem, 24 de setembro, recebeu Ordenação Episcopal, Dom Gilson Andrade da Silva, pela imposição de mãos de D. Filippo Santoro, Bispo Diocesano de Petrópolis e co-ordenantes, D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo Primaz da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e D. Frei Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói. Mais de 100 padres e 25 bispos participaram da celebração. Entre as autoridades religiosas, destaque para Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Presentes também, Paulo Mustrangi, prefeito de Petrópolis, representantes da sociedade civil e fiéis de diversas paróquias da cidade, que superlotaram a Catedral de São Pedro de Alcântara. 
    Os presbíteros assistentes, Mons. Jorge Facchin, que veio da Itália para participar da ordenação, e Mons. José Maria Pereira conduziram Mons. Gilson ao Bispo Ordenante, apresentando-lhe o pedido de sua ordenação episcopal, em nome da Igreja. 

Ordenação do novo Bipo, Gilson Andrade foi manchete na Tribuna de Petrópolis 
enviada por Mario Vanzan

    Dom Gilson nasceu no Rio de Janeiro, porém aos cinco anos de idade sua família mudou-se para a cidade de Mendes, no interior do estado do Rio. Foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1991, por D. José Fernandes Veloso, na Catedral de Petrópolis. Foi vice-reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis nos períodos de 1991 a 1997 e de 1999 a 2004. Neste mesmo ano assumiu a reitoria, cargo que exerceu até 2011, quando foi nomeado Bispo pelo Papa, Bento XVI. Ou seja, dedicou-se ao Seminário durante grande parte da sua vida sacerdotal e ao mesmo tempo desdobrou-se exercendo para a Igreja inúmeras atividades. Entre elas destacam-se: professor de Teologia Dogmática na Escola Diaconal Santo Estevão, vigário da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, em Cascatinha, Petrópolis, atuou também, nas paróquias de S. José do Vale do Rio Preto, São José do Itamarati, ambas em Petrópolis, e Sagrado Coração de Jesus, na Barra do Imbuí, em Teresópolis. Foi Coordenador da Pastoral da Liturgia entre os anos de 2003 e 2004; coordenador do Setor Juventude desde 2005; membro do Conselho Presbiteral desde 2004; do Colégio de Consultores de 2006 a 2011; do Conselho de Governo da Diocese, da comissão diocesana do Plano Pastoral de Conjunto e da Missão Popular desde 2005; pregador de Retiros Espirituais no Foyer de Charité de Mendes desde 1991 até 2011; assistente Eclesiástico do Serra Clube de Petrópolis, da Comunidade Jesus Menino e da Associação "Nova Evangelização" e Conselheiro de Equipe de Nossa Senhora. Na Universidade Católica de Petrópolis foi professor de Ética e Teologia a partir de 2000; Diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas em 2004 e 2005; Presidente da Associação Mantenedora Faculdades Católicas Petropolitanas desde 2008 e membro da Comissão Própria de Avaliação. 
A Associação dos Antigos Alunos foi representada por João Sidnei (presidente), Geraldo Resende (ex-presidente), Humberto Perlingeiro (tesoureiro) e diretores/conselheiros Mario Vanzan, José Machado, Afranio T. Vanzan, Sebastião Mataruna, Sebastião Coelho, Antônio Carlos Duarte e muitos outros associados. Em breve, postaremos os registros fotográficos de Mario Vanzan, durante a cerimônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário