22 de setembro de 2012


Como conversar com Deus

Monsenhor Paulo Daher


Conversar, poder conversar abre-nos caminhos para os outros.
Eu penso, eu sinto, eu planejo, eu sonho, observo a natureza, as pessoas, a vida…
E sinto necessidade de mostrar isso para alguém. E o faço conversando.
Somos seres comunicativos. Nada do que eu descubro pode ficar só para mim.
E a melhor maneira de eu desenvolver minhas qualidades é partilhar com outra pessoa.
O ver, ouvir, sentir, tocar ajudam-me a me comunicar com todos quando me sirvo da palavra, da troca de ideias e sentimentos por meio da conversa.
Hoje temos meios eficazes e rápidos para conhecer o mundo que contemos em nós e todo o universo que nos rodeia. E os fatos não ficam isolados. Tudo nos afeta de alguma maneira.
Procuramos conhecer as pessoas de modo especial conversando com elas. E cada pessoa é um mistério até para ela mesma. A convivência ajuda-nos um pouco mais a ir além das palavras e confidências.
Mas há u´a maneira melhor para entender as pessoas e os fatos que vão ocorrendo em torno de nós. É pararmos um pouco, acalmar nosso espírito, concentrando-nos sem distração. Poderia parecer absurdo mas é silenciando-nos fora e interiormente que percebemos melhor a realidade que nos cerca e o que acontece dentro de nós mesmos.
E podemos nos ajudar também com a luz da fé religiosa que nos aproxima de Deus para senti-lo e ouvi-lo. Deus em si é incomunicável na sua maneira divina de ser e agir: isto é: nós não temos capacidade de entendê-lo. Mas ele sabe como se comunicar conosco.
Mas podemos dizer que só Deus pode ensinar você a conversar com Ele. Escu¬te e responda. Aprende-se a conversar conversando.
Converse sempre com Deus, em qualquer lugar, sempre que você se lembrar dele. Converse no coração. Ninguém precisa saber que você está conversando com Deus.
De vez em quando pare um pouco, para conversar mais devagar com Deus. Para não se esquecer, tenha um horário certo para esse encontro marcado com Deus. Dê um jeito de não faltar.
Arranje um lugar quieto para conversar com Deus.
Comece pedindo que Ele ajude na conversa. Deixe um tempinho para Ele falar. Aos poucos Ele vai en¬sinar você muitos jeitos de conversar com Ele.
Para ouvir a Deus você pode ler um pouco o Evan¬gelho, ou um livro. Mas não leia só com os olhos. Leia também com a boca e o coração. Leia devagar.
Procure ver o que Deus quer de você, o que Ele acha das pessoas, dos acontecimentos e das coisas.
Vá respondendo e dizendo o que você pensa, o que você quer, o que está faltando, se você está alegre ou se está triste.
Para ajudar na conversa, você pode ir repe¬tindo bem devagar alguma oração que você sabe de cor. Ou até pode cantar alguma coisa.
De vez em quando fique em silêncio para deixar Deus falar e responder para você..
Fale também com o seu corpo. Com a sua posição mostre o que você está fazendo. Faça gestos. Feche os olhos se isso ajudar você a prestar mais atenção.
Tente conversar com Deus ! Você vai descobrir um mundo maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário