4 de setembro de 2012

Deus envia seus mensageiros

Mons. Paulo Daher
Muitas pessoas na história humana, mas de modo especial na história do Povo de Deus da Bíblia, foram chamados por Deus para uma missão especial no meio do povo, em nome de Deus. Nos personagens que a Bíblia apresenta no Antigo Testamento, destacam-se os patriarcas, os juízes, os profetas, os reis e pessoas que tinham uma vida humana e religiosa muito boas. Eram chamados de justos.
A partir de Cristo conhecemos pelos evangelhos a escolha que Cristo faz de pessoas para serem seus apóstolos e discípulos. No começo da Igreja de Cristo após Pentecostes, houve pessoas que cercavam os apóstolos, depois os bispos, que eram chamados de presbíteros, que significa ancião. Com o tempo os que eram encarregados pelos bispos para o trabalho pastoral junto ao povo, além de serem chamados de presbíteros eram também chamados de sacerdotes ou padres.
Que é ser Padre ? Mostrar-se Padre. Viver como Padre no mundo em que vivemos? Que é o Padre? Como definir em linhas claras a imagem fiel do Padre. Onde podemos encontrar esta imagem?
Na Bíblia colhemos elementos que nos ajudam a descobrir a imagem do Padre. O Sacerdote entre os judeus do Antigo Testamento, é aquele homem que se apresenta a Deus para interceder e apresentar oferendas por todos. É aquela pessoa que em nome de Deus transmite as mensagens divinas. Além de personagens que da tribo de Levi exerciam o sacerdócio judaico, encontramos os que faziam as vezes de sacerdote por suas atitudes e missão, como os profetas. Em o Novo Testamento, com Cristo a definição se esmera, a missão de Cristo o identifica mais claramente. A Carta aos Hebreus traz palavras próprias sobre o Sacerdócio, no c.4,14s e 5,1-10: Todo pontífice, sacerdote é escolhido entre os homens para pedir por eles, como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios por seus pecados e pelos pecados do povo…
O que a Igreja de Cristo pensa, como entende a escolha que Cristo faz, como prepara seus sacerdotes? Desde os começos cuidava-se da escolha da parte dos apóstolos sobre os que deviam assumir a missão de sacerdote. Houve épocas de simples aceitação de homens piedosos e pastores que levassem adiante a missão de Cristo. A história da Igreja mostra várias fases com diversidade de pessoas escolhidas ou que assumiam o sacerdócio. Nos últimos tempos os documentos da Igreja têm exigências maiores devido às grandes mudanças na vida dos povos e da sociedade.
A vida do padre é exercida num trabalho comum, simples, objetivo, abrangendo as necessidades do povo no que diz respeito aos sacramentos. A missa e os sacramentos, a Bíblia, as escolas, a catequese podem simplificar o tipo de trabalho que o padre deve fazer. A ação pastoral é exercida em setores específicos como: crianças, adolescentes, jovens, casais, famílias, idosos, doentes, pobres, meios de comunicação falada e escrita, nas regiões urbanas e rurais. A identidade do padre pode ser apresentada pela visão que o próprio povo tem do padre vigário, em todas as idades e situações. Pelo que precisa, pelo que pede ou impõe ao padre, pelo que espera dele.
Pode manifestar a imagem de Autoridade, Pai, Pastor, Amigo, Mensageiro de Deus. Incentivado de iniciativas. Animador de comunidades. Faz a todos crescer, serem eles mesmos, descobrir novos horizontes.
Sejamos agradecidos ao Senhor pelos padres que conhecemos. Vamos orar por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário