28 de abril de 2013

Diocese de Petrópolis ganha três novos sacerdotes

Muito antes do início da Santa Missa a Catedral estava repleta de fiéis

O diácono Sebastião dos Santos Coelho entrando na Catedral


Diácono Sebastião em direção ao altar



A Igreja Católica ordenou hoje à tarde, na Catedral de Petrópolis três novos padres. Foram consagrados presbíteros por dom Gregório Paixão, os diáconos Guilherme de Almeida Ambrósio, Reginaldo Pereira Pinto e Sebastião dos Santos Coelho. A Catedral de São Pedro de Alcântara em festa para receber os escolhidos estava repleta de fiéis para a Santa Missa de ordenação sacerdotal. 



“Não foste vós que me escolheste, mas fui eu que vos escolhi”  - Jo 15,16
Os fiéis que rezaram com os novos padres
Dom Gregório, em sua homilia, destacou que “nos momentos mais difíceis é que o nosso coração mostra quem somos. Jesus passou por momento de grande tribulação, mas manteve o seu equilíbrio”. E continuou dom Gregório, “na beleza deste evangelho (Jo 13 - 31 a 35) com os corações voltados para o Senhor, devemos colocar o coração em favor da humanidade”.
Ao se referir aos diáconos, que se consagravam naquele momento ao sacerdócio, destacou dom Gregório: “Sebastião foi seminarista, casou e foi feliz com sua esposa durante 38 anos. O casal teve dois filhos, Júlio César e César Augusto. Ao perder a esposa retornou ao Seminário....A querida Teresinha lá no céu, olha para este passo que ele dará, depois de tantas experiências”. “O diácono Guilherme, ainda como Coroinha foi chamado pelo Senhor, e depois de muito pensar decidiu: vou ser sacerdote”. “O outro diácono, Reginaldo, lá de Minas Gerais, encontrou a vocação, pelo desejo de servir a Deus. Deixou tudo para servir o Irmão”. E continuou o bispo, “como ser sacerdote se não ouvir a Palavra?". E acrescentou: 'o sacerdote tem de ser um pastor com cheiro de suas ovelhas', "como disse o nosso grande Pastor, o papa Francisco". E exortou: “sejam profundamente amantes da Palavra porque a gente só dá aquilo que se tem. Sejam homens felizes, alegres, porque nós devemos pregar com sorriso; manifestem alegria e interessem-se pela vida das pessoas, que Deus colocar em seus caminhos. Deus não nos mede pela capacidade de fazer, mas pela capacidade de amar.” Finalizando, o Bispo, agradeceu aos padres formadores do Seminário, padre Rogério Dias da Silva, vice-reitores padres Leandro Libânio Lopes da Silva e João Rosa; ao diretor espiritual padre Alexandre Brandão dos Santos e padre Francisco Montemezzo, que há mais de vinte anos ajuda no Seminário.

Os filhos, Júlio César e César Augusto (ao centro de terno entre os seminaristas ) levam a batina que será vestida em seguida pelo pai
 Ao fim da Santa Missa, o agora padre Sebastião dos Santos Coelho em nome dos três novos sacerdotes agradeceu aos padres presentes, aos religiosos e religiosas em geral, ao desembargador Carvalho Batista, ao comandante do exército Getúlio Barros Neto, aos seminaristas, aos Antigos Alunos do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino, ao Exmo Prefeito de Tocantins de Minas Gerais, Sr. Carlos Dias. E com muita emoção, afirmou: ”hoje o Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino se alegra ao entregar três novos sacerdotes. É um momento de grande júbilo porque entregamos a nossa vida em Deus: “Não foste vós que me escolheste, mas fui eu que vos escolhi” Jo 15,16. Tenho gratidão a Deus e peço que Ele nos conceda a Graça de sermos bons sacerdotes. Agradecemos especialmente a dom Gregório, que apontou o nosso caminho da santidade. Gratidão a dom Filipo Santoro, mons. Paulo Daher, aos formadores de ontem e de hoje, aos diretores espirituais, que souberam ouvir e aconselhar-nos, aos nossos párocos pela indicação de entrada no Seminário, aos padres que em nossas pastorais, nos deram exemplos de amor, ao padre Jac, aos professores que nos prepararam intelectualmente, aos seminaristas, que se dedicaram a dar-nos o amor fraterno, as Irmãs do Bom Conselho, aos funcionários do Seminário, ao Serra Clube pelo carinho, aos médicos e médicas que nos acompanharam, aos cerimonialistas, ao padre Moises, Pastoral da Comunicação, ao Instituto S. José, aos queridos Amigos (Antigos Alunos do Seminário), ao mons. Jorge Facchin, ao Povo de Deus pelo carinho e generosidade por estarem aqui hoje. E aos irmãos sacerdotes Guilherme de Almeida Ambrósio e Reginaldo Pereira Pinto, que Deus os abençoe e os acompanhe. Aos familiares, amigos e parentes, aos meus filhos Júlio César e sua esposa e César Augusto e a minha futura nora, que entenderam os anseios do meu coração.

Padre Sebastião faz agradecimentos em nome dos três novos sacerdotes


"Agora tenho que dividir o meu pai com muitos outros filhos"


Para finalizar, padre Sebastião, registrou uma resposta do seu filho Júlio César a um amigo, que lhe perguntou o que ele achava do seu pai ter o desejo de ser padre.  O que você acha, perguntou o amigo. A resposta certeira e clara foi: “maravilhoso. Tudo muito bom. Agora tenho que dividir o meu pai com muitos outros filhos”.

E concluiu, o nosso querido padre Sebastião: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado, respondeu o Povo de Deus, seguindo-se uma calorosa salva de palmas, que ecoou em toda a Catedral. 


A presença de muitos amigos da Associação dos Antigos Alunos


Celso Silva vibra com o abraço no amigo Pe. Sebastião
Grande número de antigos alunos foram homenagear o Amigo de Corrêas, padre Sebastião dos Santos Coelho. Entre eles, o presidente da Associação, João Sidnei, Humberto Perlingeiro, Celso Silva, Délio Ribeiro, Valter da Silva Pinto, Deusdedith da Silva, Sebastião Mataruna, Nelson Teles, João Oscar Pereira Jales, Afrânio Vanzan, Luiz Carlos dos Santos, Ademir Lopes dos Santos, Aéssio Licurgo Martins (que recebeu os nossos parabéns pelo seu aniversário ontem), Joaquim Nésio Coelho, Antônio Oliveira, Geraldo Marques, Carlos Roberto Furtado, Paulo Sérgio de Oliveira, Almir Ferreira de Moraes, Vanderlei Rodrigues de Oliveira, Rogério Tosta e Vinicius Rodrigues Puggian, Ademar (de São José do Rio Preto, irmão do Calu) e José Carlos Benevides.

Padre Sebastião abraça o amigo Sebastião Mataruna
Délio Ribeiro pronto para abraçar ao amigo padre Sebastião
Antônio Oliveira abraça o amigo padre Sebastião



Assista ao vídeo. Padre Sebastião abençoa os Antigos Alunos






Nenhum comentário:

Postar um comentário