29 de maio de 2013

Lançamento? Oh!... Louco de bom! – Sobre o lançamento do livro Arquitetura Art Déco – Juiz de Fora

Publicamos abaixo, a bela crônica narrativa do associado Heleno (José Geraldo), ao diretor de divulgação da Associação dos Antigos Alunos, Délio Goulart , que descreve com grande sensibilidade a manhã de autógrafo, no lançamento do livro Arquitetura Art Déco – Juiz de Fora de Antônio Carlos Duarte.
 “Caro Délio e demais colegas,
Estive ontem, dia 25 de maio de 2013, na cerimônia de lançamento do livro do nosso colega arquiteto Antônio Carlos Duarte em Juiz de Fora. A gente fica muito feliz, porque sabe que naquele evento estava presente um pouco de cada um de nós que compartilhou de parte da formação do amigo arquiteto. Eu pessoalmente me senti presente naquela mesa de autógrafo. A vida em comunidade (que levamos no Seminário)  tem isso. Os vetores formativos vêm de todos os lados: de dentro, fundamentalmente, da vontade e do coração aberto de quem se forma; de cima, dos superiores, que influenciam com suas teorias e práticas religioso/morais. Vêm das laterais, dos colegas, nos processos de compartilhamento e de conflitos. É por esse viés que me senti presente naquela mesa, e senti presente cada um  dos colegas que compartilharam daquela formação de Corrêas. Nitidamente estavam  presentes ali a disciplina ensinada pelo Reitor padre-bispo José Veloso, o despojamento de um padre Portelli, o vanguardismo de padre Ângelo Barcelona,  a afetividade e efetividade do Mons. Jorge (Fachin), o suporte de fundo de Dom Cintra, o “espírito de observação”, a profundidade, o fotografismo de Padre Paulo Daher (para  ficar apenas nos contemporâneos).
E o livro? Muito bem feito. Projeto gráfico, fotografia e textos de Antônio Carlos Duarte. Uma contribuição preciosa para Juiz de Fora. A identidade de uma cidade é formada por tudo aquilo que faz com que ela seja percebida como idêntica unicamente a si mesma. É o que individualiza a cidade. Uma cidade nos surge quase sempre como um emaranhado de peças desconexas, prédios construídos aleatoriamente, conforme a vontade de cada um. É a imagem que prevalece, se não surge alguém capaz de mostrar que aquilo, que parece um amontoado de fragmentos,  é um conjunto, reflete os desejos coletivos de uma época, sua maneira de ver e de sentir sua cidade, o tempo  e o mundo em que ela está inserida.  Juiz de Fora é muito mais Juiz de Fora depois desse livro do Duarte.
E o lançamento? Oh!...  Louco de bom!. Fiquei por uma hora na fila para receber o autógrafo. A cidade sabe da importância dessa obra. E, claro, o prestígio do Duarte, que não foi construído por slogans, mas pelo trabalho sério, silencioso, respeitoso e consciente,  é o aval disso tudo.
Heleno.

Mais detalhes sobre o assunto, aqui no Amigos de Corrêas, nas notas Antônio Carlos Duarte lança o livro Arquitetura Art Déco – Juiz de Fora, do dia 18/05 e Tribuna de Minas dá destaque ao lançamento do livro Arquitetura Art Déco – Juiz de Fora, de Antônio Carlos Duarte, do dia 24/05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário